O que é pobreza?
A questão da pobreza não pode ficar restrita a definições parciais. Os conceitos de recursos e necessidades são dinâmicos. Os recursos colocados à disposição da sociedade mudam com o tempo e o lugar. A noção de pobreza, ligada desde o início à noção de escassez, não é estática e nem válida em toda parte. A única medida válida é a atual, determinada pela situação relativa do indivíduo na sociedade à qual pertence.
SANTOS, Milton. Pobreza urbana. São Paulo: Hucitec, 1979. Adaptado.
Com base nessas informações e nos conhecimentos geográficos:
a) comente a atual distribuição de renda no Brasil.
b) explique por que a noção de pobreza não pode ser considerada estática nem válida em toda parte.
Respostas
Resposta: a) A população de baixa renda representa 1/3 dos brasileiros enquanto a de renda mais elevada se restringe a 16% da população.
b) A definição de pobreza sempre deve levar em conta as condições de cada sociedade num certo lugar e em determinado momento. Alguém que é considerado pobre no Brasil atual pode ser mais rico que a maior parte da população de outros lugares ou de outras épocas. A pobreza é sempre relativa, no tempo e no espaço, portanto, não é uma noção estática.
Explicação:
a - A distribuição da riqueza no Brasil é desigual. Os mais ricos continuam com os maiores lucros e os mais pobres estão sempre as margens do que poderiam ter.
Nossa sociedade vive dentro de uma desigualdade muito grande, os ricos são muito ricos e os pobres sempre carregam os maiores tributos e os maiores preços.
b - Os diferentes locais possuem diferentes economias, uma pessoa considerada pobre na europa pode ter uma qualidade de vida superior do que uma pessoas considerada pobre na África.
São os moldes da vida no local que indicam isso, muitas vezes até mesmo dentro das diferentes regiões do Brasil conseguimos notar essas diferenças entre o que é ser pobre para cada um.
Aprenda mais sobre a pobreza no Brasil:
https://brainly.com.br/tarefa/13992015
Bons estudos!