Leia o texto a seguir:
“Uma das habilidades que muitos seres vivos possuem é a capacidade de comunicação. A capacidade de se comunicar refere-se à tentativa de um ser passar através dos sentidos, uma informação para outro ser. Assim pode-se definir que para existir uma comunicação são necessários um ser que se comunique (transmissor) e outro que receba a comunicação (receptor) e o meio onde ocorre a comunicação.
Não há uma certeza sobre como o ser humano criou a comunicação falada, mas acredita-se que tenha sido uma evolução de sons básicos que o ser humano fazia com a boca, como o fazem alguns primatas. Uma palavra é um conjunto de sons distintos feitos por um ser humano através de sua voz. A voz humana é produzida pela vibração do ar que é expulso dos pulmões pelo diafragma e que passa pelas cordas vocais e é modificado pela boca, lábios e a língua. Esse estudo dos sons faz parte da gramática, mais especificamente, da fonética.
A gramática é o conjunto de regras individuais usadas para um determinado uso de uma língua, não necessariamente o que se entende por seu uso correto. A gramática tem por objetivo estudar a forma, a composição e a inter-relação das palavras dentro da oração ou da frase, bem assim o seu apropriado ou correto uso. (...)
Tudo bem, a língua portuguesa tem suas regras, mas todos nós sabemos que nem sempre conseguimos segui-las. Com isso, falamos palavras erradas, gírias e outras características da linguagem informal. A linguagem informal não respeita a gramática completamente, ela é geralmente usada no dia a dia, quando temos intimidade com uma pessoa ou quando estamos conversando naturalmente.”
Após a leitura do texto, indique quais das características seguintes pertencem à linguagem falada informal:
Escolha uma:
a. É a registrada nos dicionários.
b. É associada à escrita, à tradição gramatical.
c. É planejada e segue as normas gramaticais.
d. É espontânea; afasta-se da norma na construção sintática.
e. Evita a improvisação; é mais precisa e elaborada.
Respostas
Letra D: com base texto, as características que pertencem à linguagem falada informal são a sua forma espontânea; ela se afasta da norma na construção sintática, ou seja, não é regida completamente pelas normas que nos propõe a gramática.
A linguagem informal falada é a que usamos para conversar com nossos familiares, com os amigos e os colegas, é a que usamos na maior parte do tempo, para dizer a verdade; enquanto que a linguagem formal nós usamos nos ambientais profissional e escolar, por exemplo.
Resposta:
É espontânea, afasta-se da norma na construção sintática.
Explicação:
A linguagem falada informal é aquela utilizada de maneira mais espontânea e corriqueira pelos falantes. É utilizada em situações comunicativas mais informais, isto é, nos diálogos entre amigos, familiares etc. Portanto é espontânea; afasta-se da norma na construção sintática. FAEL