• Matéria: Português
  • Autor: rudimilamarcelaa
  • Perguntado 6 anos atrás

)
É preciso pensar o ensino e a aprendizagem das Línguas Estrangeiras Modernas no Ensino Médio em termos de competências abrangentes e não estáticas, uma vez que uma língua é o veículo de comunicação de um povo por excelência, e é por meio de sua forma de expressar-se que esse povo transmite sua cultura, suas tradições, seus conhecimentos.



Fonte: BRASIL. Ministério da Educação, Secretaria de Educação Média e Tecnológica. Brasília: MEC, 1999.



Os PCN - Língua Estrangeira Moderna - apontam três grupos com competências a serem desenvolvidas nas aulas de língua estrangeira no Ensino Médio. São eles: Representação e Comunicação, Investigação e Compreensão e Contextualização Sociocultural.

Uma das competências que faz parte do grupo de Contextualização Sociocultural é:

Alternativas:

a)
Utilizar os mecanismos de coerências e coesão na produção oral e/ou escrita.

b)
Compreender em que medida os enunciados refletem a forma de ser, pensar, agir e sentir de quem os produz.

c)
Utilizar as estratégias verbais e não-verbais para compensar as falhas, favorecer a efetiva comunicação e alcançar o efeito pretendido em situações de produção e leitura.

d)
Conhecer e usar as línguas estrangeiras modernas como instrumento de acesso a informação a outras culturas.

e)
Escolher o registro adequado à situação na qual se processa a comunicação e o vocabulário que melhor reflita a ideia que pretende comunicar.

2)
"Cabe discutir uma questão que tem sido frequente nas preocupações dos professores de Língua Estrangeira: a procura de um método ideal. As abordagens estão alicerçadas em princípios de natureza variada."





BRASIL.Parâmetros Curriculares Nacionais: Terceiro e Quarto Ciclos do Ensino Fundamental: Língua Estrangeira. Brasília: MEC, 1998. p. 75-76 (adaptado).









"O conhecimento atualmente disponível aponta para a necessidade de repensar sobre teorias e práticas tão difundidas e estabelecidas, que, para a maioria dos professores, tendem a parecer as únicas possíveis."





BRASIL. Parâmetros Curriculares Nacionais: língua portuguesa. Brasília: MEC, 1997. p. 27 (adaptado).





Esses trechos dos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN) mencionam algumas preocupações sobre a prática docente do ensino de línguas. Em convergência com a concepção das linguagens como espaços de construção de sentidos, os excertos sugerem que, para a melhoria das práticas docentes, se considere:

Alternativas:

a)
o contexto da aprendizagem para a prescrição de uma abordagem.

b)
o uso de diferentes abordagens e métodos, para atender a contextos diversos.

c)
a série de orientações do Governo Federal como norteadora da escolha do método ideal.

d)
a utilização dos PCN como base para a maioria dos cursos de inglês que adotam o método audiovisual.

e)
a adoção de métodos cujas perspectivas teóricas têm sido as mais adequadas para a formação de professores desde a década de 1990.

3)
"É importante que o profissional de Letras reconheça as diversas abordagens de ensino de línguas. Entre elas, três abordagens têm-se mostrado especialmente relevantes tanto para a escolha dos métodos a serem utilizados quanto para o contexto educacional em que são aplicadas."



Fonte: EXAME Nacional de Desempenho dos Estudantes. Letras português e inglês. 2014. Disponível em: . Acesso em: maio 2017.



A esse respeito, avalie as afirmações a seguir.



I. A abordagem sociointeracionista, de natureza pragmática, envolve todos os elementos da vida cotidiana. Para seus seguidores, a aprendizagem se dá em contextos históricos, sociais e culturais, e a formação dos conceitos mais elaborados, a partir de conceitos simples, cotidianos.



II. A abordagem construtivista relaciona-se com as questões que envolvem o indivíduo e o meio, estabelecendo que o primeiro é responsável pela sua aprendizagem, enfatizando-se estratégias e habilidades.



III. A abordagem estruturalista na literatura centra-se muito mais nas relações subjacentes dos elementos da história que no seu próprio enredo e, assim, no caso do ensino de línguas, a atenção volta-se mais para as relações morfossintáticas que para as pragmáticas.

Está correto o que se afirma em:

Alternativas:

a)
I, apenas.

b)
II, apenas.

c)
I e III, apenas.

d)
II e III, apenas.

e)
I, II e III.

Respostas

respondido por: fauzyjosehaddad
25

Av2 - Metodologias do Ensino de Língua Portuguesa e Inglesa

Resposta:

1)

b) Compreender em que medida os enunciados refletem a forma de ser, pensar, agir e sentir de quem os produz.

2)

b) o uso de diferentes abordagens e métodos, para atender a contextos diversos.

3)

e) I, II e III.

4)

a) Principais prefixos e sufixos; Pronomes interrogativos; Pronomes reflexivos.

5)

a) compreender e produzir enunciados corretos e apropriados a seus contextos em língua estrangeira, fazendo uso das competências gramaticais, estratégicas, sociolinguísticas e discursivas.

Corrigido pelo AVA!

respondido por: BrenoSousaOliveira
0

A contextualização sociocultural, leva em consideração a maneira como elementos culturais e sociais estão associados. Por isso as alternativas ficam: 1) b, 2) b, 3) e.

Contextualização sociocultural

Uma contextualização sociocultural é a relação que existe entre elementos culturais, sociais que refletem como as pessoas pensam e agem.

1) A competência que fala sobre o grupo de contextualização sociocultural é entender como os enunciados refletem o modo que as pessoas pensam e agem numa sociedade.

2) No aprendizado de uma língua estrangeira, não existe apenas um método utilizado para aprender o idioma. Por isso existem diversas formas com que se pode aprender uma nova língua.

3) Dentro do ensino de línguas precisamos levar em consideração aspectos culturais dos povos, onde cada um tem suas próprias expressões e então tentar adaptá-las ao nosso contexto.

Para saber mais sobre contextualização sociocultural, acesse o link: https://brainly.com.br/tarefa/16779908

Anexos:
Perguntas similares