QUESTÃO A
O canadense Edward Relph, um dos autores da corrente humanista, considera que o interesse pelo conceito de lugar foi despertado, devido ao que ele chama de “erosão da paisagem” (2012, p.20). Esse fenômeno, segundo o autor, ocorreu na década de 1950 e trouxe rápidas transformações ao mundo, principalmente com os projetos de arquitetura moderna sem conexão alguma com as histórias locais. A ideia ligada ao progresso técnico, fomentada pelo advento de grandes multinacionais, criou “paisagens sem lugar” resultando em perdas de diversidade e identidades geográficas. Para Relph existem, ao menos três componentes do nosso envolvimento com os lugares: a configuração física, as atividades e os significados.
Se analisarmos a nossa cidade, vamos perceber, a existência dessa “erosão da paisagem”. Considerando o conceito de lugar, de Relph, e a partir dos conteúdos da disciplina, escreva um texto sobre a paisagem de sua cidade (original) e as alterações percebidas em relação a perda de conexões, resultando nas “paisagens sem lugar”.
Respostas
respondido por:
0
Analisando a paisagem do Rio de Janeiro há cem anos atrás e a atual, nota-se evidentes transformações em sua estrutura.
Há diferenças tanto na urbanização que evidentemente a região ganhou, quanto no significado do local, haja vista que atualmente, a cidade tem maior relevância cultural, tecnológica, além de econômica.
Nota-se a chegada de indústrias, de intensificação da verticalização dos territórios, somados à substituição das áreas naturais por espaços densamente ocupados, tornando-as assim, "paisagens sem lugar".
Perguntas similares
5 anos atrás
5 anos atrás
5 anos atrás
8 anos atrás
9 anos atrás
9 anos atrás