Respostas
Resposta:
As semelhanças entre os embriões de determinados grupos de animais são ainda maiores do que as semelhanças encontradas nas formas adultas. por exemplo, é difícil distinguir embriões jovens de peixes, sapos, tartarugas, pássaros e seres humanos, todos pertencentes ao grupo dos vertebrados. Essa semelhança pode ser explicada se levarmos em conta que durante o processo embrionário é esboçado o plano estrutural básico do corpo, que todos eles herdaram de um ancestral comum.
Órgãos ou estruturas homólogos
Certos órgãos ou estruturas se desenvolvem de modo muito semelhante nos embriões de todos os vertebrados. São os órgãos homólogos. Apesar de terem a mesma origem embrionária, os órgãos homólogos podem ter funções diferentes, como é o caso do braço humano e da asa de uma ave, por exemplo.
Órgãos ou estruturas análogos
Se dois órgãos ou estruturas desempenham a mesma função, mas têm origem embrionária diferente, são chamados análogos. As asas de aves e de insetos, por exemplo, são estruturas análogas: ambas servem para voar, porém suas origens embrionárias são totalmente distintas.
Explicação:
Os embriões de diversos animais são semelhantes, diferentemente da forma adulta, que apresentam pouca semelhança. Os embriões de peixes, sapos, aves e humanos por exemplo, que são seres vertebrados, são semelhantes. Isso ocorre devido a formação estrutural do corpo apresentar um ancestral comum e com isso uma estrutura embrionária semelhante.
Estrutura homólogas x análogas
- Os homólogos são os órgãos que apresentam desenvolvimento semelhante em um grupo embrionário, como por exemplo nos vertebrados. Apesar da origem semelhante podem apresentar funções diferentes, como o braço no humano e a asa na ave.
- Os análogos apresentam função semelhante entre as espécies, porém são de origem diferente, como no caso das asas dos insetos e das aves, que apresentam origem embrionária completamente diferente, mas apresentam a mesma função.
Aprenda mais sobre embriologia em: https://brainly.com.br/tarefa/30526397
#SPJ2