porque, se estiver associado a mais de 1 não é função?
a regra é simples, mas qual o motivo?
olha a imagem ai!!!
Respostas
Resposta:
Explicação passo-a-passo:
A altura de uma árvore é uma função do tempo. Quando duas grandezas dependem uma da outra pode-se considerar, a vontade, a primeira como função da segunda.
- função → grandeza objeto de estudo que normalmente chamamos de (y) ou f(x) e que depende de outra grandeza.
- variável → grandeza que tem um papel secundário que normalmente chamamos de (x).
Digamos que a cada ano a árvore cresce 3 metros. Então podemos escrever que f(x) = 3x, sendo f(x) a altura da arvore e x o tempo dado em ano. Observe que são duas grandezas em que uma depende da outra. Aí vc me pergunta. Por que depende? Então eu te respondo. Depende porque conforme o tempo passa a altura da árvore aumenta.
→ não tem sentido num mesmo ano a árvore ter duas ou mais alturas e, por esse motivo, parte uma, e somente, uma flecha de cada elemento de A.
→ em todos os anos, a partir da germinação, a árvore passou a ter uma altura e, por esse motivo, não pode ficar elemento em A sem partir flecha. Se ficar, então não é função.
→ quando existir um elemento em B recebendo dezenas e talvez, centenas de flechas significa que a arvore parou de crescer.
No caso da sua questão, digamos que a lei que a rege é outra, que não interessa para o entendimento da questão. Veja que no primeiro ano a árvore possui três alturas (2, 3, 4) e isso é inconcebível, ilógico. Por esse motivo essa relação não atende aos requisitos para ser considerada uma função.