• Matéria: Biologia
  • Autor: yasminsantosf
  • Perguntado 7 anos atrás

Pelo 4° dia de desenvolvimento, o acúmulo de líquido pela mórula procede em separação das células em trofoblasto e embrioblasto, ou massa celular interna. Do 8° ao décimo 12° dia de desenvolvimento, as funções do trofoblasto abrange tudo o que segue, exceto:
A) se distinguir em uma camada interna, que prolifera ativamente
B) formação do próprio embrião
C) desenvolve o sinciciotrofoblasto e o citotrofoblasto
D) produção de hormônios
E) inicia a circulação útero placentária primitiva ​

Respostas

respondido por: stefaniayrala
5

Resposta:

B

Explicação:

A partir do oitavo dia após a fecundação o blastocisto adentrou no estroma do endométrio. O trofoblasto se distinguiu em uma camada interna, que prolifera ativamente, o citotrofoblasto, e uma camada externa, o sinciciotrofoblasto. A partir do sinciciotrofoblasto, no fim da 2ª semana, começa-se a circulação uteroplacentária primitiva. Enquanto isso, o citotrofoblasto constitui colunas celulares que adentram no sincício e são abrangidas por ele. Estas colunas formam as vilosidades primárias.  Já, a massa celular interna, ou embrioblasto constitui o disco embrionário bilaminar, que consiste em epiblasto e hipoblasto. As células orientadas em direção à cavidade do blastocisto compõem uma camada de células achatadas, o hipoblasto, enquanto que as células vizinhas do trofoblasto se diferenciam em um epitélio prismático, o epiblasto.

As células do ectoderma se prosseguem com os amnioblastos, e unidos, rodeiam uma nova cavidade, a cavidade amniótica. As células do endoderma são contínuas com a membrana exocelômica, e unidas, abrangem o saco vitelino primitivo.

Perguntas similares