Respostas
Resposta:
Os sais minerais são encontrados dissolvidos na água, em forma de íons, na forma de cristais ou ligados a moléculas orgânicas. Dessa forma, é perceptível que executam funções diversas, como a formação de estruturas, regulação de reações químicas, dentre outras.
Os carboidratos cumprem função energética e participam da formação de estruturas. Os lipídios são responsáveis pelo armazenamento de energia e são componentes celulares. Já as proteínas são responsáveis por grande parte do metabolismo celular e pelas defesas do organismo.
Quanto às vitaminas, essa expressão se refere a substâncias orgânicas que o corpo precisa, em pequenas concentrações, para o seu bom funcionamento, mas não é capaz de produzir. Algumas delas são a vitamina D, que atua no metabolismo do cálcio e fósforo, e a vitamina K, que previne hemorragias, uma vez que atua na coagulação do sangue.
Resposta:
Proteínas: destacam-se seu papel no transporte de oxigênio (hemoglobina), na proteção do corpo contra anticorpos, como catalizadora de reações químicas (enzimas), entre outros.
Carboidratos: armazenamento energético, produção de energia, estruturais (todos os componentes celulares são formados por u carboidrato, e eles formam bases necessárias para a estruturação de uma célula).
Lipídios: reserva energética (fonte de energia para animais hibernantes), isolante térmico (mamíferos), além de colabore na composição da membrana plasmática das células (os fosfolipidios).
Vitaminas: prevenção de doenças, bom funcionamento do organismo, importante para o crescimento, formação de ossos, dentes, melhora pele e o cabelo, protege os aparelhos respiratórios, urinários, digestivos e também a visão.
Sais Minerais: importantes nutrientes para a produção de hormônios, regulação da pressão sanguínea, realização de processos metabólicos, entre outros.
Essas são as melhores definições das funções de cada item.