Respostas
Resposta:
É muito importante conhecer, entender as funções dos cargos políticos do nosso país, pois através deles pode-se modificar o destino e o futuro da nação.
A política do Brasil é dividida em três poderes: Executivo, Legislativo e Judiciário. Esses três são divididos em três subgrupos: Federal, Estadual, Municipal
No executivo federal há o cargo de Presidente. No estadual o Governador e no municipal o prefeito.
No legislativo federal existem os deputados federais e os senadores. No estadual, os deputados estaduais e no municipal os vereadores.
No poder judiciário existem os cargos que não são eletivos, ou seja, não necessitam de eleições. São eles: os de juízes e desembargadores. O Ministério da Justiça é dividido em cinco categorias: justiça do trabalho, justiça comum, justiça eleitoral, justiça militar e a justiça federal.
Explicação:
Presidente da República
É o cargo mais importante nesse sistema. Tem a função de chefe do Estado e do governo. É responsável pela administração federal, por todas as características da lei (publicar, sancionar e promulgar). Cuida da execução e regulamentos dos decretos, como também sua expedição. Comanda as forças armadas.
Seu mandato é de quatro anos podendo ser prorrogado por mais quatro, caso seja reeleito.
Deputado Federal
Os deputados federais são nossos representantes, os representantes do povo. São responsáveis pela criação e modificações das leis. O período do mandato de um deputado é de quatro anos e não há limite para reeleição.
As leis por eles formuladas são sancionadas pelo presidente da república.
O sistema que os elege é proporcional, ou seja, se um deputado não tiver alcançado uma quantidade razoável de votos, ele poderá ser eleito de acordo com o número de votos conseguidos na legenda do seu partido.
Senador
Os estados brasileiros são representados pelos senadores e em cada estado são eleitos três e essa quantidade não muda. Também não há limite para reeleição e seu mandato é de oito anos.
Sua função é semelhante a de um deputado. Elabora as leis, vota a respeito de projetos de leis criados pelo presidente e pelos tribunais superiores. Passa em revista as decisões das Câmeras dos Deputados.
Governador
Em cada estado há um governador sendo o cargo mais importante dentro do Estado. Dentro sua função está sua representação em suas relações jurídicas, administração estadual, além de sua participação política e administrativa.
Os interesses do Estado junto à Presidência esta a cargo do Governador, com as tarefas de buscar investimentos e obras federais.
Também tem o período de quatro para governar podendo ser reeleito.
Deputado Estadual
Com o mesmo sistema dos deputados federais, os estaduais são eleitos também pelo sistema proporcional, considerando os votos da legenda de seu partido.
Suas tarefas estão agregadas às sugestões e alterações das leis estaduais. Fiscaliza as contas do governo estadual, cria comissões parlamentares de inquérito e participa ativamente nas funções da Assembléia Legislativa Estadual.
Não há limite de reeleição e seu mandato é de quatro anos.
Vereador
Vereador é aquele que atua no município na esfera do poder Legislativo.
Sua função é aprovar leis concernentes a vida da cidade, como transporte público, vias públicas, fiscalização sanitária entre outros. Elaboram projetos, aprovam ou não leis que serão avaliadas na câmara durante as sessões. O vereador também pode ocupar a função de fiscal do povo, apontando, denunciando, apurando erros e desfalques nas contas públicas, por exemplo. O tempo de mandato é de quatro anos, podendo ser reeleito.
Conhecer os cargos políticos brasileiros e suas funções tem importante papel, pois leva o cidadão a pensar e repensar antes de escolher em quem votar.