Respostas
Resposta:
O suicídio é, segundo Durkheim, “todo o caso de morte que resulta, direta ou indiretamente, de um ato, positivo ou negativo, executado pela própria vítima, e que ela sabia que deveria produzir esse resultado”. ... Cada sociedade possui, a cada momento da sua história, uma atitude definida em relação ao suicídio.
Espero que tenha te ajudado!!
Para Durkheim o suicídio vai ser considerado um fato social, sendo por isso objeto de estudo da sociologia. Assim, ele analisa o suicídio sobre 3 perspectivas principais:
1- Suicídio anômico= ocorre quando, por uma crise ou algo do tipo, o indivíduo se sente desamparado pelo Estado, cometendo suicídio. exemplo: crise de 1929.
2- Suicídio altruísta= individualização insuficiente, o indivíduo se suicida por uma causa que ele tem muito forte, seja religiosa, social, etc. Exemplo: atentados terroristas.
3- Suicídio egoísta= individualização excessiva, o indivíduo não se sente parte da sociedade.
Já vi em um lugar falar sobre suicídio fatalista, que seria quando o indivíduo é regulado e oprimido pela sociedade, mas Durkheim focou mais nos outros 3 por terem uma abrangência social maior.