• Matéria: Biologia
  • Autor: ac4590247
  • Perguntado 6 anos atrás

Rodrigo segundo filho de Maria ao nascer apresentou hemólise de hemácias doença conhecida como eritroblastose fetal ou doença hemolítica do recém-nascido. Sabendo que Maria jamais se submeteu a nenhuma transfusão sanguínea e que João primeiro filho de Maria não apresentou a doença. O que determina respectivamente os fenótipos de Maria de Rodrigo de João quanto ao fator Rh?​

Respostas

respondido por: anaalves2007
64

Resposta:

Essa doença acontece quando a mãe possui sangue negativo (Rh-) e o pai possui sangue positivo (Rh+). Dessa forma, quando a mãe tem um filho com sangue Rh+, o seu corpo começa a produzir anticorpos contra esse sangue, que chegarão até a circulação do feto. Vale lembrar que a eritroblastose fetal não se apresenta na primeira gestação, apenas a partir da segunda gestação caso, na primeira, o filho seja Rh+.

respondido por: Danas
17

E eritroblastose fetal ocorre quando o filho é RH- e a mãe é RH+, isso ocorre pois a mãe produz anticorpos que atacam as células do sangue do filho, essa doença pode ser evitada com um bom acompanhamento médico.

Os fenótipos de Maria é "Rr" e o Rodrigo é "rr", já o filho deles também é "rr", isso porque o fator RH+ é um fenótipo dominante, basta um alelo dominante para expressar o fator RH+.

Só é possível que alguém seja RH- caso os seus alelos para o fator RH sejam ambos recessivos, os filhos de pais "Rr" ou "rr", isso quer dizer que é possível que um dos pais, mesmo tendo RH+, tenha filhos RH-.

Venha estudar mais em:

https://brainly.com.br/tarefa/26474469

Anexos:
Perguntas similares