Respostas
Resposta:
Ao criar a psicanálise Freud usou muitas das ideias de Schopenhauer, o único filósofo que Freud deu crédito claramente. Na parte de explicação estão algumas destas ideias e sua relação com a psicanálise freudiana.
Explicação:
Recalque: o recalque foi um dos primeiros conceitos criados por Freud, trata-se de uma lembrança e/ou ocorrido tão nocivo que o Ego simplesmente apaga da memória consciente, não é diferente do Schopenhauer quando este dizia que a vontade evita que certos conteúdos nocivos chegassem ao intelecto.
Inconsciente: Freud aqui tomou como suas as palavras que Schopenhauer disse antes. Tanto a vontade de Schopenhauer quanto o inconsciente de Freud são muito semelhantes, uma força maior que a vida consciente do homem que funciona como um impulso cego e praticamente infinito manifestado de forma indireta na realidade; o inconsciente através dos sonhos, atos falhos entre outras coisas e a vontade através da representação.
Detalhe: O Mundo como Vontade e Representação é o principal livro do Schopenhauer.
Sexualidade: o próprio Freud reconheceu que Schopenhauer foi o primeiro pensador a tratar da questão sexual e simplesmente visou validar cientificamente aquilo que o Schopenhauer escreveu sobre o tema que é basicamente a ideia que nisso o individuo não importa, o importante é a espécie propagada através da sexualidade.
Morte: os dois escrevem e concluem que a morte é a meta final de todos os seres vivos.