• Matéria: ENEM
  • Autor: rosemeirecypriano
  • Perguntado 7 anos atrás

O termo injusto se aplica tanto às pessoas que infringem a lei quanto às pessoas ambiciosas (no sentido de quererem mais do que aquilo a que têm direito) e iníquas, de tal forma que as cumpridoras da lei e as pessoas corretas serão justas. O justo, então, é aquilo conforme à lei e o injusto é o ilegal e iníquo. ARISTÓTELES. Ética à Nicômaco. São Paulo: Nova Cultural: 1996. Adaptado. Segundo Aristóteles, pode-se reconhecer uma ação justa quando ela observa o

A) FUNDAMENTO NA CATEGORIA DE PROGRESSO HISTÓRICO
B) PRINCÍPIO DE DAR A CADA UM O QUE LHE É DEVIDO
C) COMPROMISSO COM OS MOVIMENTOS DESVINCULADOS DA LEGALIDADE
D) BENEFÍCIO PARA O MAIOR NÚMERO POSSÍVEL DE INDIVÍDUOS
E) INTERESSE PARA A CLASSE SOCIAL DO AGENTE DA AÇÃO

Respostas

respondido por: 7abio7oliveira
9

Resposta:

princípio de dar a cada um o que lhe é devido.

Explicação:

respondido por: Danas
4

A ação justa, segundo Aristóteles, envolve o direito natural de cada um receber o que lhe é devido, porém, na sociedade em que vivemos não existe algo como "receber o que é devido" (alternativa B).

Nada que temos é nosso mérito, nem os nossos talentos, já que são dados ao acaso as pessoas, também não podemos falar que a sociedade é meritocrática, já que nem todo esforço é recompensado, o que é recompensado é o resultado.

Rawls, um filosofo, já emitiu diversos pensamentos sobre a justiça na sociedade, e não há como determinar corretamente o que é devido para cada pessoa.

Venha estudar mais em:

https://brainly.com.br/tarefa/46143276

Anexos:
Perguntas similares