• Matéria: Contabilidade
  • Autor: milenefilgueiradaros
  • Perguntado 7 anos atrás

A contabilidade socioambiental tem como objetivo identificar, mensurar e demonstrar as alterações patrimoniais decorrentes das ações humanas ao meio ambiente. Estas informações são necessárias para a tomada de decisões dos usuários internos e externos.

Suponha-se que a empresa mineradora Verdejante em função da falta de monitoramento cause o rompimento das barragens gerando grandes prejuízos ao meio ambiente. As despesas previstas para a recuperação da área degradada configuram responsabilidade integral da empresa, por se tratar de uma exigência legal.

Assim, a empresa deve reconhecer a recuperação decorrente da degradação ambiental de que forma, como Provisão para Contingências ou como Reservas para Contingências? Explique o procedimento com base nos conceitos das respectivas contas.

Respostas

respondido por: JulioHenriqueLC
0

O correto nessa situação é que a empresa reconheça como provisões para contingências.

A contabilidade socioambiental vem como uma auxiliadora da sustentabilidade, para que as empresas possuam responsabilidades sociais.

As provisões para contingências são constituídas a partir do reconhecimento de uma despesa, no caso das reversas para contingências são reconhecidas a partir da destinação de parte do lucro líquido que foi auferido pela empresa.

O rompimento de uma barragem é um fato inesperado a empresa não prevê em suas contas esse impacto financeiro.

Espero ter ajudado, bons estudos e forte abraço!

Perguntas similares