- História dos números naturais: onde e como surgiu?
° Numeração Egípcia ;
° Numeração Romana;
° Numeração Chinesa;
° Numeração Maia;
° Numeração Indiana;
° Numeração Árabe;
Respostas
Resposta:
Chinesa: O sistema numérico chinês é caracterizado pela escrita ideográfica, nesta escrita utilizamos símbolos e desenhos para representá-la. Como a China possui uma civilização milenar, ao longo do tempo sua história em relação aos números foi sendo construída, havendo dessa forma mais de um sistema de numeração.
Maia: Numeração Maia. Os maias desenvolveram um sistema de numeração que podia representar qualquer número com apenas três símbolos. Uma concha representava o zero, um ponto representava o número 1 e uma barrinha o número 5. Nós usamos um sistema decimal posicional de base 10, já os maias usavam um sistema vigesimal.
Indiano: De acordo com a maioria dos historiadores, o sistema de numeração arábico teve origem na Índia, expandiu-se pelo mundo islâmico e daí para o resto da Europa. No árabe, este sistema de numeração é chamado de “Números Indianos”
Romana: O sistema de numeração romana (algarismos romanos ou números romanos) desenvolveu-se na Roma Antiga, e foi utilizado em todo o Império Romano. É composto por sete letras maiúsculas do alfabeto latino: I, V, X, L, C, D e M.
Egípcio: O sistema de numeração egípcio baseava-se em sete números chave: 1, 10, 100, 1.000, 10.000, 100.000 e 1.000.000, um traço vertical representava 1 unidade, um osso de calcanhar invertido representava o número 10, um laço valia 100 unidades, uma flor de lótus valia 1.000, um dedo dobrado valia 10.000, um girino representava 100.000 unidades, uma figura ajoelhada, talvez representando um deus valia 1.000.000.
Espero ter ajudado