Respostas
Resposta:
Ordem e progresso para quem?
A violência no Brasil é um problema que existe e persiste ao longo de cada ano que se passa, e embora seja algo que engloba vários outros fatores como a desigualdade social e a educação precária, é fato que os que mais sofrem são a população da periferia e as mulheres vítimas de feminicídio.
Apesar de uma redução no número de homicídios no ano atual, ainda há muito a ser feito, visto que, pessoas ainda morrem, são assassinadas, dentro de casa ou indo para escola, por serem confundidas com bandidos, ou apenas por morarem em lugares com confronto armado e acabarem vítimas de bala perdida.
Também tem o fato que embora o número de homícidios tenha diminuído, o de feminicídios veio a subir, essas mortes baseada em razão do gênero feminino, acontecem todos os dias, e só mostram o quanto a violência no Brasil ainda existe, e o quanto a sociedade precisa melhorar para proteger todos, mas principalmente, as mulheres.
Portanto, é preciso enfatizar a importância da lei 13.104/15 e também as garantias fundamentais do artigo 5° da constituição, para que assim, todos tenham os direitos básicos assegurados e cumpridos, reduzindo assim o quadro geral de desigualdade e violência no Brasil.