Ana é responsável por integrar o sistema logístico de dois fabricantes nacionais de alimentos em consequência de uma fusão. Cada empresa atende a todo o Brasil a partir dos seus CDs (centros de distribuição) espalhados pelo país, utilizando normalmente transporte fracionado.
Ajude Ana a identificar oportunidades de melhorias, que podem ocorrer em função dessa fusão.
Respostas
Os sistemas logísticos servem como forma de possibilitar a melhoria nos diversos processo de fabricação e distribuição de um determinado material.
Nesse aspecto, a junção da função de logística de diversas empresas irá propiciar melhorias na entrega do produto para os consumidores finais bem como a melhor obtenção de matérias primas.
Assim, muitas empresas tem feito a fusão com outros ramos como forma de possibilitar melhorias na qualidade e distribuição do produto.
espero ter ajudado!
Resposta:A análise de transporte exige três tipos de informações: redes, demanda de coleta e entrega e características operacionais. Neste caso, Ana precisa:
A) Identificar a rede, pois ela define todas as rotas possíveis e é o centro de qualquer tipo de roteirização. Ferramentas para roteirização podem auxiliar nesse processo (p.ex., GPS).
B) Os dados de demanda identificam a frequência de entregas periódicas aos clientes para análises de longo prazo, sendo preciso observar a média de frequência de entregas.
* Para a análise operacional de transportes é fundamental usar softwares de ponta para agilizar a análise.