As maiores produtividades obtidas com a cultura do sorgo no Brasil nos últimos anos deve-se ao aumento no uso de tecnologias, como os herbicidas, dentre outras. Isso porque as plantas daninhas têm grande importância por causa do alto grau de interferência (ação conjunta da competição e da alelopatia) imposto à cultura. Ao contrário dos ataques de pragas e doenças, ocasionados normalmente por uma ou poucas espécies, a infestação de plantas daninhas é representada por muitas espécies, emergindo em épocas diferentes e dificultando sobremaneira o seu controle.
EMBRAPA. Sistemas de produção Embrapa. Disponível em: . Acesso em: 03 dez. 2018.
Sobre as plantas daninhas para o cultivo do sorgo, analise as afirmativas a seguir:
I - Outro cuidado em campo, que pode trazer prejuízos durante o ciclo da cultura do sorgo é em relação ao monitoramento da presença de plantas daninhas em campo, pois como o sorgo apresenta um crescimento lento em seu estádio inicial acaba sendo susceptível às plantas daninhas.
II - Cada cultura apresenta um período crítico de interferência das espécies daninhas definido pelo estágio de desenvolvimento da planta em que ocorre um maior dano no sorgo com alta capacidade de reduzir a produtividade.
III - A recomendação para manejo é de que a partir do plantio ou da emergência da plântula no solo, a cultura deve ser mantida livre da presença da comunidade infestante para não afetar a produtividade, seja por capinas ou efeito residual de herbicidas.
É correto o que se afirma em
Escolha uma:
a.
I e III, apenas.
b.
I e II, apenas.
c.
I, II e III.
d.
I, apenas.
e.
II e III, apenas.
Respostas
respondido por:
5
Resposta:
c.
I, II e III. Correto
Explicação:
Perguntas similares
5 anos atrás
5 anos atrás
8 anos atrás
8 anos atrás
9 anos atrás
9 anos atrás