“Os eucariotos, como conhecemos hoje, isto é, células nucleadas e com organelas, teriam surgido de eventos de endossimbiose (simbiogênese) entre uma célula hospedeira e células procarióticas que deram origem às mitocôndrias e aos cloroplastos. Atualmente, a origem endossimbiótica dos cloroplastos já está plenamente estabelecida, embora ainda exista controvérsia quanto ao número de eventos de endossimbiose que levou à formação dos diferentes tipos de cloroplastos. Os cloroplastos são organelas onde ocorre a conversão da energia luminosa em energia química (fotossíntese)”. Fonte: Raven, P.H.; Evert, R.F., Eichhorn, S.E. Biologia Vegetal. 7ª ed. Editora Guanabara Koogan S.A., Rio de Janeiro, RJ, Brasil., 2007.
Sobre as características dessa organela não podemos afirmar:
A
Quando indiferenciadas, são pequenas e incolores, não possuindo um sistema de lamelas.
B
São organelas envoltas por membranas lipoprotéicas que possuem no interior uma matriz granular.
C
A matriz do cloroplasto recebe o nome de estroma, sendo basicamente constituída por uma solução concentrada de enzimas que atuam na fixação do CO2.
D
Embebidas nessa solução, encontram-se sistemas de lamelas (tilacóides) que se dispõem paralelamente ao eixo principal do cloroplasto.
E
Sua constituição é muito complexa e variada, podendo apresentar celulose e pectinas.
Respostas
respondido por:
2
Resposta:
A questão errada é a letra E
Explicação:
A questão E está errada poque a composição por por celulose, hemicelulose e pectina faz parte da parede celular das células vegetais e não dos cloroplastos .
Perguntas similares
5 anos atrás
5 anos atrás
8 anos atrás
8 anos atrás
8 anos atrás
9 anos atrás
9 anos atrás