Acredita-se que ao final do período Siluriano, a camada de ozônio atingiu espessura suficiente para bloquear a radiação ultravioleta e isso permitiu a sobrevivência em exposição direta ao Sol. Contudo ainda havia a dependência de água. Supõe-se que as primeiras plantas a iniciar a colonização em ambiente terrestre, porém úmido, seriam do grupo das briófitas. Estas plantas vivem hoje em locais úmidos e sombreados, não tendo defesa contra o dessecamento, mas algumas são fisiologicamente resistentes, podendo entrar em dormência e readquirirem a atividade normal quando retornam as condições favoráveis. A conquista do ambiente terrestre pelas plantas tornou-se possível porque nelas desenvolveu-se um sistema de distribuição interna de água e nutrientes. A distribuição de água e nutrientes na planta é feita através do sistema vascular, que é constituído por dois tipos de tecidos relacionados espacialmente. Sobre o sistema vascular podemos afirmar:
A
encarrega-se de numerosas funções fisiológicas especializadas: fotossíntese, armazenamento, secreção e cicatrização de feridas.
B
O lenho (Xilema): tecido condutor, conduz seiva bruta das raízes para o resto da planta e é formado por células mortas e ocas e líber (Floema): tecido condutor, conduz seiva elaborada.
C
atua como tecido de sustentação nas partes jovens das plantas que estão em fase de crescimento ativo.
D
sustenta e reforça as partes da planta que terminaram de crescer
E
encontram nas extremidades apicais dos caules, galhos e raízes (meristemas apicais)
Respostas
respondido por:
1
Resposta:
B
Explicação:
O xilema e floema são tecidos condutores, constituintes do sistema vascular da planta, responsáveis pelo transporte e distribuição de substâncias ao longo do vegetal.
Perguntas similares
5 anos atrás
7 anos atrás
7 anos atrás
7 anos atrás
8 anos atrás
8 anos atrás
8 anos atrás