Respostas
Resposta:
O Brexit consiste basicamente na saída da Inglaterra do que chamamos de União Europeia.
Explicação:
A palavra deriva do inglês, "British Exit", que em nosso português significa saída britânica. Antes de falar da saída temos de falar um pouco antes, do que se trata a União Europeia (UE).
A UE é um grupo formado de 28 países europeus, de cunho comercial ( Livre Comercio) e aduaneiro ( Livre trânsito de pessoas entre os países integrantes). A saída do país inglês se deu em 2016, na qual ocorreu uma votação para eleitores britânicos, para eleger a decisão de permanência ou saída do bloco; por fim como se sabe a grande maioria votou a favor da saída. Todavia, essa ação de saída não foi de verto imediata, foi por um bom tempo prorrogada. Foi somente em 2017, que a UE foi notificada do desmembramento britânico, logo a retirada foi marcada para o ano de 2019. Nesse meio tempo a então ministra britânica saiu do poder e em Boris Johnson aderiu ao cargo, com a suma de que que o Reino Unido sairia da UE em um novo prazo, dentro do ano de 2019, com ou sem acordo. Mas no entanto no inicio de setembro o Parlamento aderiu a lei de que deveria haver acordo e proibiu a outra opção de sem acordo, dada por Johnson. Em outubro, Johnson se viu, então, obrigado a solicitar à UE um novo prazo para o divórcio, o que foi concedido pelo bloco. Sem consenso entre parlamentares sobre o Brexit, Johnson convocou para dezembro novas eleições gerais. Como resultado, seu Partido Conservador obteve uma maioria avassaladora. Tendo o Parlamento a seu favor, Johnson aprovou seu acordo de retirada.
O acordo diz a respeito de uma fronteira alfandegária que foi criada efetivamente entre a Irlanda do Norte e o Reino Unido. Algumas mercadorias entram na Irlanda do Norte serão submetidas a inspeções e terão de pagar impostos de importação — o valor será reembolsado caso as mercadorias permaneçam no território e não encaminhadas à Irlanda. Atualmente, não há postos de fronteira, barreiras físicas ou verificações de pessoas ou mercadorias que cruzam da Irlanda para a Irlanda do Norte.