(FUNIVERSA - 2015) A partir da década de 1950, o enfoque no processo e a preocupação com as atividades-meio passaram a ser substituídos pelo enfoque nos resultados e pela preocupação com os objetivos alcançados. Com isso, segundo Chiavenato, “a ênfase em fazer corretamente o trabalho para alcançar a eficiência passou à ênfase em fazer o trabalho mais relevante aos objetivos da organização para alcançar a eficácia”. Nesse contexto, surge a administração por objetivos (APO).
A respeito da APO, assinale a alternativa correta.
a. A APO é um modelo administrativo, com o espírito pragmático e democrático da teoria neoclássica, que surgiu em 1954, quando Peter Drucker publicou um livro a respeito de administração por objetivos, sendo, por este motivo, considerado o pai da APO.
b. Os dois princípios mais importantes da APO são: a eliminação de desperdícios e a fabricação com qualidade. O primeiro princípio fez nascer a produção enxuta, que consiste em fabricar com o máximo de economia de recursos. O princípio da fabricação com qualidade tem por objetivo produzir virtualmente sem defeitos.
c. A APO surgiu nos Estados Unidos como consequência da experiência de Hawthorne, desenvolvida por Elton Mayo e colaboradores.
d. A APO é marcada pelos estudos de Taylor acerca da organização racional do trabalho e dos tempos e movimentos.
e. A APO tem como base a proposição de que as atividades dos gerentes estão classificadas em dez papéis. O estudo de Henry Mintzberg a respeito dos papéis gerenciais contribuiu para a disseminação dessa teoria.
Respostas
respondido por:
2
Resposta:
A) A APO é um modelo administrativo, com o espírito pragmático e democrático da teoria neoclássica, que surgiu em 1954, quando Peter Drucker publicou um livro a respeito de administração por objetivos, sendo, por este motivo, considerado o pai da APO.
Explicação:
Perguntas similares
5 anos atrás
5 anos atrás
8 anos atrás