Esse movimento pode ser constatado pela observação diária do lugar em que o Sol "nasce"
pela manhã e "se põe" à tarde. Tomando algum ponto como referência, é possível constatar que há uma variação ao longo do ano. Aos olhos de um observador, o lugar do nascente e do poente
no horizonte parece afastar-se desse ponto inicial e depois retornar, reiniciando o afastamento, agora para o lado oposto.
Em decorrência desse movimento, os lugares onde o Sol "nasce" e "se põe" não servem como referência segura para a localização dos pontos cardeais leste e oeste. Apenas quando o Sol se encontra "a pino" sobre o Equador, portanto nos equinócios de primavera e outono, o "nascer" e o
"pôr" do Sol ocorrem no lugar onde estão situados, respectivamente, os pontos cardeais leste e oeste.
a) A qual movimento se refere o texto? b) A percepção do movimento mencionado acima por um observador, na superfície terrestre, só é possível devido a um movimento que o planeta realiza e à maneira como Terra se encontra em relação ao plano da eclíptica. Aponte o movimento que o planeta realiza e como a Terra se encontra em relação à eclíptica.
Respostas
respondido por:
11
Explicação:
a) O movimento pendular aparente do Sol ao longo do ano.
b) O movimento é o de translação. E a Terra encontra- -se com uma inclinação do seu eixo imaginário em relação à eclíptica.
Perguntas similares
5 anos atrás
5 anos atrás
8 anos atrás
8 anos atrás
8 anos atrás
9 anos atrás