Os gráficos abaixo representam as pirâmides etárias da população brasileira das décadas de 1980 e 2000 e projeçõespara 2020 e 2040. Com base nessas pirâmides etárias, considere as seguintes afirmativas:1. Nas ordenadas estão o contingente populacional e nas abscissas os grupos de idade.2. A base larga da pirâmide em todo o período analisado revela que o Brasil continuará a ser um país de jovens ereforça a necessidade do incremento de políticas públicas de atenção a tais camadas da população brasileira.3. A estrutura etária da população representada nos gráficos tem relação com a economia e mostra atransformação da população economicamente ativa, definida como aquela que compreende o potencial de mãode obra com que pode contar o setor produtivo, isto é, a população ocupada e a população desocupada.4. As transformações nas pirâmides no Brasil ao longo do tempo revelam a transição demográfica, explicada pelacombinação de fatores como baixas taxas de natalidade, redução das taxas de mortalidade, elevação naexpectativa de vida, redução na taxa de fecundidade e maior acesso e assistência à saúde.Assinale a alternativa correta.a) Somente a afirmativa 3 é verdadeira.b) Somente as afirmativas 1 e 4 são verdadeiras.c) Somente as afirmativas 3 e 4 são verdadeiras.d) Somente as afirmativas 2, 3 e 4 são verdadeiras.e) As afirmativas 1, 2, 3 e 4 são verdadeiras.
#UFPR
#VESTIBULAR
Anexos:
Respostas
respondido por:
0
Resposta:
D.....................
respondido por:
2
A alternativa correta é a C – somente 3 e 4 são verdadeiras.
Para compreender a questão, é importante saber diferenciar ordenadas e abcissas. As ordenadas estão no plano vertical, indicando a idade. Quanto mais acima no gráfico, maior a faixa etária populacional. Já as abcissas são o eixo horizontal, e determinam a quantidade de pessoas naquela determinada faixa etária.
A análise do gráfico nos mostra que a população brasileira passou a envelhecer melhor, atingindo maiores idades e que a natalidade diminuiu.
Perguntas similares
5 anos atrás
5 anos atrás
5 anos atrás
8 anos atrás
8 anos atrás
9 anos atrás