No dia 11 de março de 2011, ocorreu na região central da Serra do Mar paranaense um conjunto de escorregamentos,desencadeados em virtude de elevados índices pluviométricos concentrados nesse dia, associados à umidadeacumulada dos dias antecedentes. Os escorregamentos, predominantemente, situaram-se nas posições superiores eíngremes das encostas. O volume de material desprendido nesse episódio, por meio dos escorregamentos, consistiude blocos rochosos, solo e troncos de árvores, que foram transportados e seguiram caminho de fluxo em direção àsáreas de planície, resultando em mortes e grandes danos por destruição total ou parcial de casas, ruas, estradas,pontes e lavouras. Sobre esse evento ocorrido na Serra do Mar do estado do Paraná, identifique as afirmativas aseguir como verdadeiras (V) ou falsas (F):( ) Os solos nas posições superiores das encostas da Serra do Mar paranaense apresentam-se pouco espessos,característica que contribuiu para os escorregamentos, levando a uma rápida saturação hídrica pelo evento dechuva, o que promoveu o desencadeamento dos processos.( ) Um dos fatores que agravou a ocorrência dos escorregamentos nesse evento na Serra do Mar paranaense foi aocupação urbana nas áreas mais elevadas, pois exercem grande peso nas encostas.( ) A declividade da encosta afeta diretamente na sua estabilidade frente aos processos de escorregamento, motivopelo qual a maior parte deles ocorreu nas áreas mais declivosas.( ) Consensualmente, sabe-se, no meio científico, que, devido ao aquecimento global promovido pela ação dohomem, os valores de precipitação aumentarão na Serra do Mar, ampliando cada vez mais a ocorrência dessesprocessos e a sua área de influência.Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta, de cima para baixo.a) V – F – V – V.b) F – V – V – V.c) V – F – V – F.d) F – F – F – V.e) V – V – F – F.
#UFPR
#VESTIBULAR
Respostas
A alternativa que traz o julgamento correto das informações sobre os escorregamentos nas encostas da Serra do Mar no Paraná, é a LETRA C.
Conseguimos perceber que a afirmação 1 é verdadeira, pois a estrutura do solo e a sua textura é considerada fina, e nesse tipo de solo a infiltração se torna mais fácil, trazendo menos resistência e maior incidência para desmoronamentos.
A segunda afirmação é incorreta, a infiltração é um evento que independe da construção humana. Solos com textura fina e regiões de encosta sempre serão áreas com risco de desabamento.
A afirmação 3 é correta, quando o nível do mar é o mesmo que o da terra, cria-se uma zona de barro e não de deslizamento. Já nas encostas a altitude diferenciada cria promove os deslizamentos de terra.
A afirmação 4 também é incorreta, afinal o aquecimento global não está associado ao processo de infiltração do solo, que foi o motivo das encostas da região do paraná apresentarem deslizamentos.