• Matéria: Filosofia
  • Autor: danivilar8827
  • Perguntado 7 anos atrás

A partir do trecho abaixo e de outras informações presentes na mesma obra, explique por que, de acordo com Rousseau, nenhum dos filósofos que examinaram os fundamentos da sociedade antes dele chegou a falar do verdadeiro estado de natureza. "Os filósofos que examinaram os fundamentos da sociedade sentiram todos a necessidade de voltar até o estado de natureza, mas nenhum deles chegou até lá. Uns não hesitaram em supor, no homem, nesse estado, a noção do justo e do injusto, sem preocuparem-se com mostrar que ele deveria ter essa noção, nem que ela lhe fosse útil. Outros, falaram do direito natural, que cada um tem, de conservar o que lhe pertence, sem explicar o que entendiam por pertencer. Outros dando inicialmente ao mais forte autoridade sobre o mais fraco, logo fizeram nascer o Governo, sem se lembrarem do tempo que deveria decorrer antes que pudesse existir entre os homens o sentido das palavras autoridade e governo. (ROUSSEAU, J-J. Discurso sobre a origem e os fundamentos da desigualdade entre os homens. Trad. Lourdes Santos Machado. Col. Os Pensadores. São Paulo: Nova Cultural, 1999.)

#UFPR
#VESTIBULAR

Respostas

respondido por: EduardoPLopes
9

Rousseau afirma que os outros pensadores não chegaram a falar do Estado de Natureza pois se detiveram em considerar como fundamentais desenvolvimentos históricos/conceituais que são posteriores ao que seria o "estado originário" dos homens.

Embora seja questionável até que ponto a argumentação de Rousseau não poderia ser considerada como uma petição de princípio (um tipo de falácia), ele estabelece que o Estado de Natureza deve ser compreendido de tal modo que não inclua nenhum conceito ou estrutura organizadora da vida social, sendo a sociedade algo posterior ao que seria o homem em "estado natural".

Perguntas similares