O século XVIII é considerado o século das revoluções burguesas, assim como foi também um período de grandes convulsões populares, rurais e urbanas. Para o historiador George Rudé, apesar da prosperidade econômica que França e Inglaterra viviam, "o motim da fome continuava sendo a expressão constante e típica do descontentamento popular", tanto no campo como na cidade (Rudé, G. A multidão na história. Rio de Janeiro: Campus, 1991, p. 22). Comente as causas da fome na Europa do século XVIII, apesar da prosperidade.
#UFPR
#VESTIBULAR
Respostas
respondido por:
14
Havia fome na Europa do Século XVIII pois a prosperidade não era dividida de maneira igual, o que era especialmente claro na Inglaterra.
Um dos processos na efetivação da revolução industrial foi o dos Cercamentos, que tornava, legalmente, uma propriedade que antes era comunal, de todos e onde os camponeses trabalhavam, em um grande latifúndio.
Esta mudança fez com que, efetivamente, os camponeses se vissem sem trabalho do dia para a noite, tendo de mudar para as cidades, onde viviam uma situação de precariedade econômica e social e passavam por grandes dificuldades em busca de emprego.
Perguntas similares
5 anos atrás
5 anos atrás
8 anos atrás
8 anos atrás
9 anos atrás
9 anos atrás