Segundo Eric Hobsbawm, Gorbachev lançou uma campanha para transformar o socialismo soviético baseado em dois slogans: a perestroika, que pautava a reestruturação da economia e da política, e a glasnost, que representava a luta por liberdade de informação. Com base nessa afirmação, discorra sobre o colapso da URSS.
#UFPR
#VESTIBULAR
Respostas
Podemos analisar o colapso da União Soviética a partir dos fracassos da Perestroika e Glasnost como uma forma tardia e inadequada de promover reformas sociais e econômicas importantes.
A Perestroika, especificamente, não promoveu garantias suficientes que dessem aos cidadãos soviéticos segurança jurídica para que estabelecessem empresas, temendo que o que havia acontecido na década de 1920, com a NEP, se repetisse.
Já a Glasnost permitiu que partidos separatistas se organizassem junto aos partidos políticos, o que minou as próprias bases ideológicas do socialismo soviético.
Resposta:
Explicação:
Na década de 1980, Mikhail Gorbachev assumiu o poder da URSS iniciando um governo caracterizado por transformações políticas e econômicas. Gorbachev lançou a Glasnost e a Perestroika, palavras russas que significam, respectivamente, transparência e reestruturação. Ou seja, a pretensão de seu governo era iniciar uma abertura política, permitindo um maior diálogo entre a população e o governo, ao mesmo tempo em que realizava uma reestruturação econômica, ampliando as possibilidades de produção russa. As reformas econômicas caminharam lentamente em comparação à abertura social e política, fato que desencadeou manifestações contrárias ao socialismo e que culminaram no fim dessa estrutura soviética em 1991.