Respostas
Resposta:
A Pré-História é o período que acompanha a evolução da Terra, do homem e todos os seres vivos. O estudo da Pré-História permite-nos acompanhar o desenvolvimento e a evolução dos primeiros hominídeos até o surgimento de ferramentas que possibilitaram o aperfeiçoamento no estilo de vida dos seres humanos.
A Pré-História tem como ponto de partida o surgimento dos primeiros hominídeos e encerra-se quando é desenvolvida a primeira forma de escrita pela humanidade — marco que aconteceu entre 3500 a.C. e 3000 a.C. Esse período é dividido, basicamente, em Paleolítico, Mesolítico e Neolítico.
Um dos grandes marcos da Pré-História é o surgimento do homo sapiens sapiens, a nossa espécie humana, que apareceu há 300 mil anos AP (Antes do Presente — unidade temporal definida pela Arqueologia tendo como base o ano de 1950 d.C.).
Explicação:
A Pré-História é um período de tempo consideravelmente extenso e sua nomenclatura teve origem no século XIX. Nessa última época, os estudiosos das ciências humanas tinham uma visão de que só era possível existir História, enquanto ciência, caso houvesse escrita. E como esse século acompanha o desenvolvimento humano em um momento que não havia escrita, tal momento foi nomeado de Pré-História, isto é, foi considerado um período anterior à existência da História humana.
A Pré-História concentra um período que vai de 3 milhões de anos AP a 6500 anos AP (ou 3500 a.C.). Os períodos da Pré-História são os seguintes: Paleolítico é conhecido também como Idade da Pedra Lascada porque os objetos utilizados pelos grupos humanos desse período, para sua sobrevivência cotidiana, eram produzidos desse material. O Paleolítico é um período que se estendeu de 3 milhões de anos atrás até 10000 a.C., sendo dividido em três fases, que são: Paleolítico Inferior, Médio e Superior.