As ideias republicanas não eram uma novidade no Brasil. Em muitas revoltas, uma das bandeiras era a instalação da republica. O quê ocorreu para que essa forma de governo finalmente fosse adotada em nosso país?
Respostas
Resposta:
No final da década de 1880, vários setores políticos brasileiros se mobilizavam em favor da extinção da monarquia e a consolidação da República no Brasil.
Explicação:
A essa altura, a desarticulação da ordem escravocrata determinava a queda de um dos mais significativos sustentáculos da monarquia. Além disso, o surgimento de novos atores políticos, ávidos em ampliar a sua participação, também expunha a fragilidade que acometia o governo imperial.
O Brasil foi, pelo menos até 1822, submetido aos interesses de Portugal, pois era considerado uma colônia (neste caso, mudando um pouco seu status em 1808, com a chegada da família real portuguesa ao Brasil). Após este período, o Brasil tornou-se independente, mas manteve-se associado ao modelo anterior: economia agrária, governo centralizado na figura do imperador, ausência de liberdades básicas.
A Proclamação da República ocorreu em 1889, e se deu principalmente pela ascensão dos interesses de certas classes sociais, em retirar da história nacional aspectos de um atraso, visto na monarquia. A República era um símbolo do progresso, do desenvolvimento, e da potencialidade econômica, que agradava certos latifundiários, intelectuais e a classe média ascendente.