Um dos grandes desafios no mercado de capitais é como lidar com o risco sistemático, oriundo das adversidades das conjunturas econômica, política e social as quais a empresa está exposta. Foi no sentido de desenvolver um modelo que buscasse medir esse risco que se desenvolveu o coeficiente beta.
O coeficiente beta serve para indicar de que maneira determinado ativo varia em relação a uma referência de mercado, que, no caso brasileiro, seria o índice Ibovespa. Dessa forma, explique: qual é a origem do coeficiente beta? Como podemos usar o coeficiente beta como sendo uma ferramenta para estruturação de uma carteira de ativos?
Respostas
respondido por:
17
A origem do coeficiente beta se deu pelo fato da necessidade de investidores saberem o grau de risco em que estariam expostos a comprar determinadas ações.
Visto que o coeficiente beta indica o risco decorrente da exposição a movimentos gerais de mercado.
Podemos usar o coeficiente beta como sendo uma ferramenta para estruturação de uma carteira de ativos, de forma a saber o histórico de volatilidade de determinados ativos.
Ou seja, o coeficiente beta pode ser usado de forma a orientar a maneira mais segura de um investidor montar sua carteira.
Bons estudos!
Perguntas similares
5 anos atrás
5 anos atrás
5 anos atrás
7 anos atrás
8 anos atrás
8 anos atrás