Elabore um texto dissertativo sobre o trabalho escravo africano no Brasil, abordando os itens abaixo:
a. captura na Africa e transporte para o Brasil;
b. cotidiano do escravo;
c. resistência à escravidão.
Respostas
A escravidão africana no Brasil é uma indelével marca de nossa história. Pessoas foram trazidas de suas terras a força, e obrigadas a trabalhar em troca de nenhum pagamento, mas de humilhação e violência.
A captura na África e transporte para o Brasil eram feitos com a maior violência possível: na África eram comprados de líderes tribais, e jogados em navios com péssimas condições, o que gerava a morte de milhares eles, a cada trecho da rota.
O cotidiano do escravo era pautado no interesse do senhor que os havia comprado. Ele determinava as horas de serviço, as punições por desobediências ou erros, e inclusive podia determinar, em vários casos, sua morte.
Diante disso, os escravizados passaram a se reunir e pensar em estratégias para resistir à escravidão. Alguns tentavam preservar sua cultura, associando elementos tradicionais da África a elementos portugueses, para tentar escondê-los dos seus algozes. Outros efetivavam a fuga, matavam capatazes e até mesmo senhores, para garantir sua liberdade.