Cecília é professora de Educação Física e coordena o projeto de jogos e brincadeiras no período vespertino, no colégio que leciona suas aulas pela manhã. Nos primeiros encontros que a professora organizou, as crianças sugeriram jogar “queimada” que é um jogo composto por duas equipes em que o jogador deve arremessar a bola ao campo adversário com o objetivo de atingir (queimar) algum jogador adversário. Durante as diversas partidas de queimada, duas crianças chamaram a atenção. A primeira criança foi Miriam que se mostrou muito habilidosa em se deslocar pelos espaços determinados para sua equipe, ao ser acionada para realizar algum arremesso a mesma, por ser destra, posicionava seu pé esquerdo a frente e com o braço bem elevado arremessava com uma pequena rotação do tronco. Quando necessitava receber a bola ela costumeiramente realizava o movimento de abraçar a bola para evitar que caísse. Quando a professora chamava a atenção de determinadas crianças, Miriam repetia a ação da professora para com os seus colegas. A segunda criança foi Joana que se mostrou menos habilidosa em se deslocar pelos espaços determinados para sua equipe, ao ser acionada para realizar algum arremesso a mesma posicionava seu pé esquerdo a frente e com o braço esquerdo bem elevado arremessava com uma pequena rotação do tronco. Quando necessitava receber a bola ela costumeiramente realizava a recepção da bola no peito com as mãos próximas feito conchas para evitar que caísse. Antes de cada partida de queimada, Joana procurava reunir seus colegas de time e passar estratégias de jogo variadas de acordo com as ações dos adversários. LOPES, M. C. R.; MIRANDA, M. G. V. Desenvolvimento Psicomotor na Infância. Maringá - PR.:UniCesumar, 2019. 152 p. Considerando a situação hipotética acima, analise os dados apresentados sobre cada criança em relação ao desenvolvimento psicomotor e responda as questões abaixo: 1 - Cite os estágios referentes as habilidades motoras de arremessar e receber de cada criança apresentada acima de acordo com Gallahue. Justifique sua resposta. (Para essa questão utilize o material de apoio, disponível no material da disciplina) 2 - Apresente os estágios que cada criança se encontra de acordo com o teórico e psicólogo Henri Wallon. Justifique sua resposta. (Para essa questão utilize a Unidade IV do livro didático da disciplina) 3 - Descreva duas atividades que contribuam para o ensino das habilidades de arremessar e receber. Sendo 1 (uma) atividade para cada habilidade.
Respostas
1. Miriam encontra-se no estágio de proficiência ao receber a bola. A menina ao receber a bola está no estágio inicial.
Por sua vez, Joana está no estágio elementar emergente (3) quando arremessa a bola. Ao receber a bola encontra-se no estágio inicial.
Miriam tem uma boa coordenação motora ao receber a bola de queimada por isso tem estágio proficiente. Além disso, a menina ainda consegue ensinar os outros alunos de como a bola deve ser recebida.
A outra criança se encontra no estágio emergente.
Joana não tem a mesma coordenação motora que Miriam, mas ainda assim tem uma coordenação para fazer a recepção da bola.
2. De acordo com Henri Wallon as crianças estão no estágio de adolescência e estágio de personalismo.
O estágio de personalismo fica evidente quando Miriam imita os gestos da professora.
Já o estágio de adolescência fica claro porque a menina tem uma boa relação com os demais companheiros de classe.
3. As habilidades arremessar e receber podem ser praticadas em atividades como handebol, basquete, boliche, lançamentos no esporte atletismo, etc.
As habilidades arremessar e receber são importantes dentro desses esportes. Configuram-se como habilidades manipulativas.
As habilidades manipulativas são definidas como aquelas em que o indivíduo realiza movimentos finos e grossos.
Abraços!
Resposta:
Criança 1 – Miriam
Habilidade de Arremessar
Estágio: Ao arremessar Miriam se encontra no estágio 4 do Elementar emergente
Justificativa: Nesse estágio possui um maior controle motor e coordenação rítmica das habilidades do movimento fundamental, porém os padrões dos movimentos durante a execução ainda são restritos (como a pouca rotação do tronco da Miriam ao arremessar), ou exagerados (como o braço bem elevado ao arremessar).
Habilidade de Receber:
Estágio: Ao Receber, Miriam se encontra no estágio inicial 2
Justificativa: Estágio caracterizado pelo movimento de abraçar a bola para evitar que caia.
Criança 2 – Joana
Habilidade de Arremessar
Estágio: Ao arremessar Joana se encontra no Estágio 3 do Elementar emergente.
Justificativa: Estágio caracterizado pelo passo ipsilateral (passo do mesmo lado do arremesso) e uma pequena rotação do tronco.
Habilidade de Receber:
Estágio: Durante a recepção Joana se encontra no estágio 3 do Elemental emergente.
Justificativa: Caracterizado pelas mãos próximas feito concha pra evirar que caísse.
Apresente os estágios que cada criança se encontra de acordo com o teórico e psicólogo Henri Wallon. Justifique sua resposta. (Para essa questão utilize a Unidade IV do livro didático da disciplina)
Criança 1 – Miriam
Estágio: Personalismo.
Justificativa: Uma das características é a imitação, no caso de Miriam imitava as ações da professora com os colegas.
Criança 2 – Joana
Estágio: Categorial.
Justificativa: uma das características é o pensamento lógico de Joana ao passar as estratégias de jogo antes de cada partida.
Descreva duas atividades que contribuam para o ensino das habilidades de arremessar e receber. Sendo 1 (uma) atividade para cada habilidade.
Arremessar:
Colocar garrafas como alvos para serem derrubadas pelo arremesso, e as garrafas em diferentes posicionamentos, alto, baixo, longe e perto, para aprimorar a precisão a força que deve ser aplicada.
Receber:
Jogar a bola de encontro com a parede e tentar segura-la em seu retorno.
Explicação:
Respostas baseadas no material de apoio da Unicesumar..