Paciente do sexo feminino, 32 anos de idade, 60 Kg, com história de lombalgia, e dificuldade de flexão da coxa esquerda, submeteu-se à cirurgia para liberação dos tendões dos músculos posteriores no quadril esquerdo. Foi submetida à cirurgia perante anestesia geral venosa e inalatória, sem intercorrências, tendo alta com programação de Fisioterapia. Quatro dias após a alta hospitalar, a paciente retornou ao hospital, queixando-se de dor no local da incisão cirúrgica, e durante a execução de Fisioterapia. Solicitado pelo cirurgião, a paciente foi internada, sendo programada analgesia controlada pelo paciente por via peridural, para viabilizar a Fisioterapia.
Baseado no caso clínico, abaixo temos algumas características dos métodos anestésicos.
I. O anestésico foi inserido no espaço subaracnóideo.
II. Aparecimento habitual de dores de cabeça nos pacientes.
II. A agulha perfurou continuamente: a pele, a tela subcutânea ou hipoderme, o ligamento interespinal, o ligamento amarelo, a dura-máter e a aracnóide-máter.
III. O anestésico se espalhou, e alcançou os forames intervertebrais, pelos quais passam as raízes dos nervos espinais.
IV. Esse tipo de procedimento requer uma habilidade técnica muito maior do anestesista.
V. Os agentes hipnóticos utilizados sugerem que a intensidade do estímulo doloroso foi suficiente para modificar a atividade cortical da paciente.
Escolha a letra:
A - se todas as características forem corretas.
B - se apenas quatro delas forem corretas.
C - se apenas três delas forem corretas.
D - se apenas três delas forem falsas.
E - se nem a, b, c ou d satisfazem como resposta correta.
Respostas
respondido por:
1
A alternativa B) apenas quatro delas forem corretas, as afirmativas I, III, IV e V.
A intensidade do estimulo doloroso não modificou a atividade cortical da paciente, mas gerou desconforto suficiente para ela voltar a procurar auxilio medico.
Os anestésicos estão associados a vários efeitos, mas dores de cabeças são bem incomuns.
As anestesias locais, como a epidural, requerem muito habilidade do anestesista, que precisa ser capaz de identificar corretamente cada estrutura anatômica, e saber administrar corretamente os anestésicos.
Espero ter ajudado!
Moniqueijo:
Na verdade seria a alternativa C) Se apenas três delas forem corretas. (III, IV, e V). No caso clínico o anestésico foi inserido no espaço epidural (e não no espaço subaracnoideo, como diz a I)
Perguntas similares
5 anos atrás
5 anos atrás
5 anos atrás
8 anos atrás
8 anos atrás
9 anos atrás