• Matéria: Português
  • Autor: jessiiiiii
  • Perguntado 7 anos atrás

Por favor me ajudem
Você presencia uma cena que chama a sua atenção. O diálogo é informal entre uma senhora de meia idade gaúcha e um jovem paulista de 30 anos. Os dois conversam sobre como chegar a um lugar, que não se entende qual é. O que se entende é a fala de um sobre lomba e a do outro sobre ladeira. Um deles fala repetidas vezes o "bah" e o outro o "então".

Há uma teoria linguística melhor que outra para analisar as línguas e as falas empregadas? Como cada teoria analisaria as línguas e falas? Como você pode levar essa análise para a sala de aula?

Respostas

respondido por: marianilma43
12

Resposta:

PADRÃO DE RESPOSTA ESPERADO

Certamente não! Toda teoria linguística poderia se ocupar desta conversa. A Teoria Gerativa iria "limpar" as falhas e as repetições para analisar clíticos e/ou outras coisas. A teoria sociolinguística iria levar em consideração a idade, o sexo, a região dos falantes entre outros elementos para entender as escolhas de cada um.

O importante é saber definir qual teoria poderia fazer com este objeto de análise. Em uma sala de aula, o professor deve deixar claro qual é o objetivo a ser alcançado com a análise, seja a tonicidade da fala ou momentos de receio dos não ditos entres os falantes, seja a estruturação sintática ou pronominal que cada um utiliza. Dessa forma, o aluno poderá entender qual é o seu objeto de estudo, além de entender a vivacidade da língua e dos pontos de vistas que a cercam.

Explicação:

respondido por: josemariafs
0

1)

É de conhecimento da comunidade linguística que o Curso de Linguística Geral é uma obra que traz muitos ensinamentos sobre a ciência linguística como um todo. Ele ainda é parte de um corpus que forma a reflexão de Saussure, estando entre os escritos e as notas dos alunos. O Curso de Linguística Geral (doravante CLG) é um livro que, quase depois de cem anos, nos faz refletir sobre como fazer e o que é linguística. No entanto, há vários pontos em aberto no livro. Por quê?

Resposta:     a)

Porque o mestre genebrino faleceu antes que pudesse finalizar a elaboração de sua teoria e seus alunos resolveram compilar os materiais das aulas reunindo-os nessa obra.

Explicação:    RESPOSTA CORRETA

O Curso de Linguística Geral é uma obra póstuma que reúne os ensinamentos formulados por Saussure na elaboração de sua teoria linguística e as contribuições de seus alunos, infelizmente o linguista faleceu antes que seu curso fosse concluído o que fez com que a obra tivesse algumas lacunas a serem respondidas na pesquisa linguística posteriormente realizada por outros estudiosos. Saussure considerou ainda as contribuições de outras ciências na relação com a Linguística e o caráter distintivo e descritivo da linguagem e da língua.

Perguntas similares