• Matéria: Português
  • Autor: luafsaborges
  • Perguntado 7 anos atrás

REDAÇÃO SOBRE COLORISMO​

Respostas

respondido por: GabiGoogle
8

Resposta:

O colorismo ou a pigmentacracia é a discriminação pela cor da pele e é muito comum em países que sofreram a colonização europeia e em países pós-escravocratas. De uma maneira simplificada, o termo que dizer que, quanto mais pigmentada uma pessoa, mais exclusão e discriminação essa pessoa irá sofrer.

Explicação:

Esse é um termo utilizado para diferenciar várias tonalidades de pele negra, do tom mais claro ao tom mais escuro. Essas tonalidades da pele negra também permitem a inclusão ou a exclusão na sociedade.

Assim, o colorismo sempre tenta diferenciar as tonalidades da pele, como se isso torna-se o indivíduo menos negro, mais semelhante ao branco.

Através dele, a sociedade cria válvulas para que o preconceito continue presente nos espaços sociais como: trabalho, locais de lazer e escolas, provocando insegurança, instabilidade e falta de identidade e pertencimento à cultura.

respondido por: helenbatistamaues
0

O colorismo é um termo antigo que hoje é considerado racista. A principal questão sobre o assunto é que o colorismo diferencia as pessoas pelo tom da pele e o modo como ela será tratada perante a sociedade, algo que hoje as pessoas entendem que não deveria ser questionado.

Colorismo no Brasil

O termo colorismo surgiu com os homens que escravizaram os negros, ele era usado para criar competição nos trabalhos braçais entre s negros que vieram de diversas etnias para o Brasil.

No período colonial o termo era mais visto e definido da seguinte maneira na hierarquia da sociedade:

  • Brancos ricos;
  • Brancos pobres;
  • Escravos nascidos no Brasil;
  • Escravos vindo de fora.

Entenda mais sobre o colorismo e a cor da pele em: https://brainly.com.br/tarefa/19315263

​#SPJ2

Anexos:
Perguntas similares