A análise histórica do Renascimento italiano, caso das obras de Leonardo da Vinci e de Brunelleschi, permite identificar uma convergência entre as artes plásticas e as
concepções burguesas sobre a natureza e o mundo naquele periodo. Acerca da relação entre artistas e burgueses, é correto afirmar que ambos
a) convergiram em ideias, pois valorizavam a pesquisa científica e a invenção tecnológica.
b) retomaram o conceito medieval de antropocentrismo ao valorizar o indivíduo e suas obras pessoais.
c) adotaram os valores da cultura medieval para se contrapor ao avanço politico e econômico dos países árabes.
d) discordaram quanto aos assuntos a serem abordados nas pinturas, pois os burgueses não financiavam obras com temas religiosos.
e) defenderam a adoção de uma postura menos opulenta em acordo com os ideais do capitalismo emergente e das técnicas mais simples das artes.
Respostas
Resposta:
A
Explicação:Os ideais burgueses e artísticos convergiam, visto que os ideais de ambos apontavam em direção à ciência; vide a obra de Michelangelo, a criação de Adão, repleta de conhecimentos anatômicos.
Considerando a relação entre artistas e burgueses, temos que convergiram em ideias, pois valorizavam a pesquisa científica e a invenção tecnológica. Letra A.
O renascimento compreendeu um período que teve início no século XIV, na Itália e depois se espalhou por toda a Europa. As principais particularidades das obras renascentistas consistiam no naturalismo, na presença de muitas inovações, contraste alto entre luz e sombra e a abordagem de temas políticos, sociais, econômicos e artísticos.
O renascimento se caracterizava pela busca por valores e por imagens gregas ou romanas clássicas, principalmente, nas questões artísticas e sociais.
As quatro características mais marcantes da cultura renascentista são as seguintes: Naturalismo, Humanismo, Antropocentrismo e Classicismo.
Saiba mais sobre renascimento em: brainly.com.br/tarefa/210478
Bons estudos!