A participação em comunidades culturais se faz necessária para a construção do conhecimento da identidade cultural e da arte. Sendo a arte uma construção social, existem inúmeros impasses com relação a sua definição – ela é profunda e permite que o indivíduo tenha percepções sobre si e seu próximo, é reflexo de sentimentos e experiências de vida, dialoga com os diferentes sentidos e significações, é compreendida a partir da bagagem vivida e experiências que cada um carrega, portanto, seu significado é único para cada pessoa.
HANKE, J. G. M. Ética, Cultura e Arte. In: Formação Sociocultural e Ética. Maringá: UNICESUMAR, 2020.(adaptado)
Considerando que a cultura e a arte contribuem para a formação e a transformação da sociedade, avalie as seguintes afirmações.
I. Os espaços museológicos podem contribuir com a construção do conhecimento e da identidade cultural, são locais que estimulam descobertas e aprendizados.
II. A pichação é considerada uma forma de expressão artística urbana, uma maneira de demonstrar a opressão vivida principalmente pelos mais desfavorecidos, e demonstra a realidade das ruas.
III. O patrimônio cultural diz respeito aos bens simbólicos e tecnológicos desenvolvidos pelas sociedades, tais como, cidades históricas, sítios arqueológicos e até mesmo expressões artísticas e festividades.
IV. O grafite é considerado expressão artística que reflete a realidade nas ruas, seu objetivo geralmente está ligado a uma crítica social, uma arte urbana que vem ganhando cada vez mais espaço nas cidades.
É correto o que se afirma em
Respostas
respondido por:
4
Resposta:
I, III e IV, apenas.
Perguntas similares
5 anos atrás
5 anos atrás
8 anos atrás
8 anos atrás
9 anos atrás