Para Mello (2008), conhecer o teor de água do solo é de grande importância para a prática da irrigação, sendo uma estratégia de manejá-la que apresenta grande importância e precisão, sendo amplamente empregada na compreensão do movimento de água no solo, água disponível no solo, estudos de perda de solo, além de ser um conceito muito empregado para determinar quanto e quando irrigar.
Um dos métodos amplamente utilizados para determinação do teor de água no solo é o método gravimétrico que é um método direto, muito eficaz e que é realizado pesando-se amostras de solo úmidas e secas.O processo de secagem da amostra é realizado em estufas com temperaturas médias de 105 °C até a amostra de solo atingir peso constante. Também pode ser encontrado na literatura, com o nome de método padrão da estufa (KLEIN, 2008; BUSKE et al., 2014).
Sobre o método padrão da estufa, considere os passos para a realização deste ensaio:
1 - Remove-se a tampa e o conjunto deve ser colocado na estufa de circulação forçada com temperatura constante de 100 à 105 °C mantendo as amostras na estufa até que elas obtenham massa constante.
2 - Retira-se o conjunto da estufa vedando-a bem imediatamente e aguarde que a temperatura entre em equilíbrio com o ambiente.
3 - As latas são pesadas, anotando-se o valor obtido como a respectiva massa ou tara da lata.
4 - O conjunto deve ser pesado e anotado como a Massa Seca (Ms).
5 - Coloca-se a amostra de solo úmida coletada, vedando-a bem imediatamente. O conjunto deverá ser pesado e procede-se a anotação dos valores obtidos que se referem a Massa úmida (Mu).
Assinale a alternativa que apresenta a sequencia correta para a realização da determinação do teor de água no solo pelo método padrão da estufa.
Escolha uma:
a. 1 – 2 – 3 – 5 - 4
b. 1 – 3 – 5 – 2 - 4
c. 3 – 5 – 1 – 2 - 4
d. 5 – 3 – 1 – 2 - 4
e. 3 – 5 – 2 – 1 - 4
Respostas
respondido por:
2
Resposta:
3-5-1-2-4
Corrigida pelo ava
Explicação:
Perguntas similares
5 anos atrás
5 anos atrás
5 anos atrás
8 anos atrás
8 anos atrás
9 anos atrás
9 anos atrás