A população de coelhos da Austrália descende quase exclusivamente de 24 indivíduos trazidos da Inglaterra em 1859. A multiplicação desses animais foi tão rápida que em 1950 atingia proporções calamitosas, constituindo-se em problema sério para os agricultores. Nesse mesmo ano, o governo australiano resolveu introduzir no país um vírus causador da mixomatose, uma infecção letal para os coelhos europeus e australianos. Em pouco tempo, a população de coelhos reduziu-se a cerca de um por cento do seu tamanho anterior. Em 1958, no entanto, a população de coelhos começou a crescer novamente e, nos primeiros anos da década de 60, já se apresentava novamente em proporções alarmantes. Explique esse fato à luz da teoria da evolução.
#UFPR
#VESTIBULAR
Respostas
respondido por:
28
O que ocorreu foi um processo de seleção natural, onde os coelhos resistentes ao vírus conseguiram ter acesso a mais parceiras sexuais e se reproduzir, passando essa resistência adiante.
A seleção natural é o conceito chave da teoria da evolução darwinista, onde é falado que os seres vivos mais bem adaptados ao meio são os que conseguem maior sucesso reprodutivo e que conseguem passar seus genes adiante.
Dessa forma, um mesmo animal que esteja em regiões diferentes podem apresentar característica diferentes, pois passaram por processos de seleção natural diferentes.
Espero ter ajudado!
Perguntas similares
5 anos atrás
5 anos atrás
8 anos atrás
9 anos atrás
9 anos atrás
9 anos atrás