Por milhares de anos, o sabão foi preparado aquecendo-se a mistura de gordura animal com cinzas vegetais. As cinzas vegetais contêm carbonato de potássio, o que torna a solução básica. Os métodos comerciais modernos de fabricação de sabão envolvem aquecimento de gordura ou óleo em solução aquosa de hidróxido de sódio e adição de cloreto de sódio para precipitar o sabão, que depois de seco é prensado em barras. Esse processo é exemplificado abaixo: Com base nessas informações e nos estudos químicos, responda as seguintes questões: a) Qual o nome da reação de transformação de gordura ou óleo (triacilglicerídeos) em sabão? b) A que função orgânica pertencem as moléculas representando o "sabão" na equação acima? c) Se partíssemos de óleo de amendoim (considere que a fórmula molecular do óleo de amendoim é C46H86O6 e que R1/R2/R3 são iguais), qual seria a fórmula molecular do sabão obtido quando o óleo é hidrolisado?
#UFPR
#VESTIBULAR
Respostas
a) A reação é a saponificação.
A saponificação consiste na quebra das moléculas gordurosas (triglicerídeos) pela ação de uma base, formando glicerol e ácidos graxos.
b) As moléculas de sabão são sais de ácido graxo, que pertencem a função de ácido carboxílico.
O nomenclatura de sal se deve pela ligação iônica que ocorre em O-Na+, já a carboxila configura a presença da função de ácido carboxílico das moléculas presentes na equação.
c) A fórmula molecular do sabão seria C₁₃H₂₇(CO)O⁻Na⁺.
Ao remover o glicerol da molécula teríamos uma subtração de C₃H₈O₃ da fórmula do óleo de amendoim, sendo assim, restaria:
C = 46 - 3 = 43
H = 86 - 5 = 81
O = 6 - 3 = 3
Dividindo o total entre as três moléculas, a fórmula do sabão obtido seria de C₁₃H₂₇(CO)O⁻Na⁺.
Espero ter ajudado!