• Matéria: Português
  • Autor: matheuas5952
  • Perguntado 7 anos atrás

A respeito do livro Urupês (1918), de Monteiro Lobato, é correto afirmar:a) É nos artigos "Velha Praga" e "Urupês" que se desenvolve a caracterização do personagem Jeca Tatu, caboclopreguiçoso e soturno. Nos textos ficcionais, Jeca Tatu não é personagem e os personagens não se assemelham a ele.b) Vê-se no caboclo Jeca Tatu e nos demais caipiras um prenúncio das personagens infantis de Monteiro Lobato,especialmente de Emília, a Marquesa de Rabicó, que surge pela primeira vez no livro Reinações de Narizinho.c) O espaço dos contos é a fictícia Itaoca, exemplo de cidadezinha afastada de centros urbanos, de vida monótona,criticada pelo narrador como região atrasada e tradicionalista. Sua caracterização é detalhada especialmente no conto"Os Faroleiros", o primeiro texto ficcional do livro.d) Espaço, personagens e ação estão integrados nos contos e artigos de Urupês: as descrições da natureza muitas vezesestão diretamente relacionadas com a caracterização de personagens ou com o enredo, como nos contos "Bocatorta","O Matapau", "Bucólica" e "O Estigma".e) A referência a escritores da literatura mundial (como Shakespeare, Maupassant e Kipling) é um recurso intertextualfrequente nos contos de Urupês, denotando a ampla cultura das personagens do meio rural.

#UFPR
#VESTIBULAR

Respostas

respondido por: ferretti
6

O escritor paulista Monteiro Lobato destaca-se por várias de suas conquistas. Ele foi o pai do Sítio do Pica Pau Amarelo, e divulgou uma caracterização do capiria, com o Jeca Tatu, que ficou bastante famosa.

a) É nos artigos "Velha Praga" e "Urupês" que se desenvolve a caracterização do personagem Jeca Tatu, caboclo preguiçoso e soturno. Nos textos ficcionais, Jeca Tatu não é personagem e os personagens não se assemelham a ele.

Falso. Jeca Tatu, desenhado nestes artigos, é visto também em outros personagens, uma vez que ele é um representante do brasileiro, para Lobato.

b) Vê-se no caboclo Jeca Tatu e nos demais caipiras um prenúncio das personagens infantis de Monteiro Lobato,especialmente de Emília, a Marquesa de Rabicó, que surge pela primeira vez no livro Reinações de Narizinho.

Falso. Os personagens que surgem no sítio são, em geral, caracterizados de formas bastante distintas das que são aplicadas ao Jeca.

c) O espaço dos contos é a fictícia Itaoca, exemplo de cidadezinha afastada de centros urbanos, de vida monótona,criticada pelo narrador como região atrasada e tradicionalista. Sua caracterização é detalhada especialmente no conto"Os Faroleiros", o primeiro texto ficcional do livro.

Falso. Os faroleiros não está relacionado ao espaço da obra.

d) Espaço, personagens e ação estão integrados nos contos e artigos de Urupês: as descrições da natureza muitas vezeses tão diretamente relacionadas com a caracterização de personagens ou com o enredo, como nos contos "Bocatorta","O Matapau", "Bucólica" e "O Estigma".

Correto. A elevação da natureza, o elogio ao ambiente e a rejeição dos homens, é uma característica fundamental dos textos lobatianos reunidos aqui.

e) A referência a escritores da literatura mundial (como Shakespeare, Maupassant e Kipling) é um recurso intertextual frequente nos contos de Urupês, denotando a ampla cultura das personagens do meio rural.

Falso. Nos textos em questão não há frequência de referências da literatura mundial.

Perguntas similares