Respostas
Resposta:
Para entender o mol é essencial voltar para 1865, pois foi neste ano em que o termo molar, que vem do latim “moles”, que significa “grande massa”, foi utilizado pela primeira vez, pelas mãos do químico alemão August Wilhelm Hoffman. A ideia da utilização deste termo por Hoffman era justamente fazer a contraposição ao termo molecular, que se refere às pequenas massas, sendo que molar veio para designar uma grande massa macroscópica. Para calcular o mol você terá de somar as massas atômicas de cada átomo, sendo que o resultado deverá ser considerado como sendo a determinação do que se entende por massa molar exata
Explicação:
→ Termo molar : Molar vem da palavra molécula, mas o que exatamente é uma molécula? É o conjunto de átomos que se ligam por meio de ligações químicas.
Exemplo: H2S
Massa Molecular = 34,1 u
Massa molar (M) = 34,1 g/mol
Isso quer dizer que, em 34,1 g/mol de gás sulfídrico, temos 6,02 x 1023 moléculas ou 1 mol de moléculas de gás sulfídrico.
Conclusão
A massa molecular e a massa molar possuem os mesmos valores, o que as difere é a unidade de medida. A massa molar relaciona-se com o número de mols que é dado pela constante de Avogadro.