O gráfico abaixo mostra duas curvas, uma da frequência cardíaca (bpm, batimentos por minuto) de uma pessoa sedentária e de outra, que realiza atividades físicas regularmente. A linha pontilhada horizontal indica a frequência máxima que pode ser atingida.
a) Por que a carga de trabalho aumenta a frequência cardíaca?
b) Relacione a curva com a pessoa, justificando suas escolhas.
c) Qual das pessoas você espera que volte mais rapidamente à condição de repouso?
Respostas
Resposta:
a) Como o indivíduo precisa de mais energia para a realização de atividade física (carga de trabalho), o coração deverá bater com maior frequência para distribuir o oxigênio e os nutrientes necessários para as células musculares realizarem sua função com mais intensidade.
b) A pessoa sedentária atinge a frequência cardíaca máxima mais rapidamente que a pessoa treinada, portanto, a primeira se refere à curva pontilhada, enquanto a segunda se refere à curva contínua.
c) Condicionamento físico se refere justamente à capacidade de distribuição dos nutrientes. A pessoa treinada distribui melhor o seus nutrientes, portanto, é mais eficiente no uso dos mesmos, atingindo mais rapidamente as necessidades. Da mesma forma, volta mais rapidamente à condição de repouso, pois sua demanda é menor, dada a sua eficiência.
Explicação:
a) a carga de trabalho aumenta a frequência cardíaca porque o metabolismo mais acelerado dos tecidos durante uma maior carga de trabalho (os músculos da perna durante uma corrida, por exemplo) exige maior aporte energético e maior excreta de dejetos (como o gás carbônico). Ou seja, quando é necessário mais sangue em um tecido para suprir as demandas dele, o coração bate mais rápido para garantir mais sangue em menos tempo a este tecido.
b) Uma pessoa que realiza atividades físicas com frequência tem seu organismo mais preparado para esforços e demandas momentâneas maiores por nutrientes. O melhor exemplo é a maior quantidade de mioglobina presente (molécula sanguínea que se liga ao oxigênio para transportá-lo). Ou seja, a curva com menor frequência cardíaca é de quem realiza exercício. Já quem é sedentário tem sua FC mais acelerada porque seu sangue não é tão bem preparado e dotado de mais mioglobina como é o de um atleta.
Curva pontilhada: maior FC com a mesma carga = sedentário
Curva contínua: menor FC com a mesma carga = atleta
c) O atleta volta mais rápido à condição de repouso porque sua maior quantidade de hemoglobina logo supre toda a demanda de oxigênio e o coração por desacelerar.
Já o sedentário fica com o coração acelerado por mais tempo porque o coração deve trabalhar mais para suprir a demanda de oxigênio, já que seu sangue tem quantidade comum de hemoglobina.
Continue estudando em https://brainly.com.br/tarefa/20464286