Enade, 2011, formação geral)
Exclusão digital é um conceito que diz respeito às extensas camadas sociais que ficaram à margem do fenômeno da sociedade da informação e da extensão das redes digitais. O problema da exclusão digital se apresenta como um dos maiores desafios dos dias de hoje, com implicações diretas e indiretas sobre os mais variados aspectos da sociedade contemporânea.
A relação entre exclusão digital e pobreza é uma realidade mundial. De acordo com o mapa da exclusão digital, que analisou os dados do Censo 2000, o nível de escolaridade é ponto de importância não só na geração de renda, mas também no nível de inclusão digital dos Estados brasileiros: os cinco mais incluídos são o Distrito Federal, São Paulo, Rio de Janeiro, Santa Catarina e Paraná, e os quatro mais excluídos são o Maranhão, Piauí, Tocantins e Acre.
A literatura tem apontado que as desigualdades relativas às formas de acesso à comunicação digital são de diversas naturezas. Em outras palavras, é preciso compreender tal fenômeno como algo que vai além da mera falta de acesso a computadores, partindo-se para uma avaliação que leve em conta desigualdades geográficas ou relativas ao domínio que cada usuário tem quanto aos softwares mais comuns. Nesse sentido, as políticas públicas devem se dedicar a enfrentar tais problemas nas suas mais diversas dimensões.
Nessa nova sociedade, o conhecimento é essencial para aumentar a produtividade e a competição global. As Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) proveem uma fundação para a construção e aplicação do conhecimento nos setores públicos e privados. É nesse contexto que se aplica o termo exclusão digital, referente à falta de acesso às vantagens e aos benefícios trazidos por essas novas tecnologias, por motivos sociais, econômicos, políticos ou culturais.
Considerando as ideias do texto anterior, avalie as afirmações a seguir:
⦁ Um mapeamento da exclusão digital no Brasil permite aos gestores de políticas públicas escolherem o público-alvo de possíveis ações de inclusão digital.
⦁ O uso das TIC pode cumprir um papel social, ao prover informações para aqueles que tiveram esse direito negado ou negligenciado e, portanto, permitir maiores graus de mobilidade social e econômica.
⦁ O direito à informação diferencia-se dos direitos sociais, uma vez que estes estão focados nas relações entre os indivíduos e, aquele, na relação entre o indivíduo e o conhecimento.
⦁ O maior problema de acesso digital no Brasil está na deficitária tecnologia existente em território nacional, muito aquém da disponível na maior parte dos países do Primeiro Mundo.
É CORRETO APENAS o que se afirma em
a.
⦁ I e II.
b.
⦁ II e IV.
c.
⦁ I, III e IV.
d.
⦁ III e IV.
e.
⦁ I, II e III.
0 pontos
PERGUNTA 3
(Enade, 2007, formação geral)
Desnutrição entre crianças quilombolas Cerca de três mil meninos e meninas com até 5 anos de idade, que vivem em 60 comunidades quilombolas em 22 Estados brasileiros, foram pesado
Respostas
respondido por:
1
Resposta:
LETRA A
Explicação:
Resposta correta letra A- ( I e II )
I- Fazer um mapeamento da exclusão digital no Brasil para permitir aos gestores de políticas públicas escolherem o público alvo de possíveis ações de inclusão digital.
II - O uso de TICs podem cumprir um papel social, ao prover informações àqueles que tiveram esse direito negado ou negligenciado e, portanto, permitir maiores graus de mobilidade social e econômica.
Perguntas similares
5 anos atrás
5 anos atrás
8 anos atrás
8 anos atrás
9 anos atrás
9 anos atrás
9 anos atrás