comente quais os reflexos e consequências da adoção das propostas de ensino cujos gêneros textuais têm lugar como unidade de ensino e o texto é o próprio objeto de ensino.
Respostas
Considerando os reflexos e as consequências da adoção das propostas de ensino as quais os gêneros textuais apresentam lugar como unidade de ensino. E o texto é o próprio objeto de ensino, é preciso considerar: o incentivo a leitura; o desenvolvimento de criatividade no aluno e a contribuição de construção de senso crítico individual nos alunos.
Através dessa ação é possível que de forma direta ocorra o incentivo da leitura por meio da prática da literatura, resultando no aumento do poder de interpretação dos alunos.
Bons estudos!
Resposta:
A função da linguagem como representação do pensamento humano e de sua experiência no mundo. A expressão do pensamento depende da organização das ideias que se constrói internamente, é individual, não é afetada pelo outro nem pelo contexto social; em outra concepção a linguagem e vista como instrumento de comunicação, serve para transmitir informação entre um emissor e um receptor através de um código organizado, a língua. O indivíduo e o contexto em que é produzida a linguagem não participam do processo de criação, este está centrado na própria língua; uma terceira concepção vê a “linguagem como forma ou processo de interação”, a linguagem é caracterizada pelo diálogo e os indivíduos interagem através da comunicação em um dado contexto sócio histórico e ideológico, sendo ambos responsáveis pela interação.
Explicação:
.Atualmente, para o ensino aprendizagem da língua materna na escola, percebemos a linguagem como forma de interação. É preciso formar leitores e produtores de textos eficientes, que estejam aptos a interagir com competência em diferentes situações de comunicação, desde as mais cotidianas às mais formais. Nossos alunos precisam ler e entender o que leem. Precisam interagir por meio da modalidade oral e da modalidade escrita da linguagem. Na verdade, os jovens (nossos alunos) fazem isso permanentemente em situações cotidianas. É só pensar o quanto eles, na atualidade, interagem pelas redes sociais. Nosso papel como professores é atuar para a ampliação dessas situações de uso competente da linguagem em outras esferas: a da escola, a do trabalho, a da participação política, por exemplo. Para isso, precisamos estar bem formados sobre a compreensão do que está envolvido nesse processo de interação