• Matéria: Filosofia
  • Autor: gabrielleleitedasilv
  • Perguntado 7 anos atrás

(Ufu 2011) Segundo o texto abaixo, de Agostinho de Hipona (354-430 d. C.), Deus cria todas as coisas a partir de modelos imutáveis e eternos, que são as ideias divinas. Essas ideias ou razões seminais, como também são chamadas, não existem em um mundo à parte, independentes de Deus, mas residem na própria mente do Criador,[…] a mesma sabedoria divina, por quem foram criadas todas as coisas, conhecia aquelas primeiras, divinas, imutáveis e eternas razões de todas as coisas, antes de serem criadas […].Sobre o Gênese, V Considerando as informações acima, é correto afirmar que se pode perceber: *

a) que Agostinho modifica certas ideias do cristianismo a fim de que este seja concordante com a filosofia de Platão, que ele considerava a verdadeira.

b) uma crítica radical à filosofia platônica, pois esta é contraditória com a fé cristã.

c) a influência da filosofia platônica sobre Agostinho, mas esta é modificada a fim de concordar com a doutrina cristã.

d) uma crítica violenta de Agostinho contra a filosofia em geral.

Respostas

respondido por: meiodesesperado30
39

Resposta:

Alternativa C.

Explicação:

Agostinho, sendo um bispo católico, jamais modificaria ideias cristãs para que estas concordem com um filósofo não cristão como Platão, alternativa A incorreta. Considerando as informações acima é incorreto afirmar que houve uma crítica contra a filosofia, seja ela platônica ou não, alternativas D e B erradas.

Agostinho foi famoso por adaptar a filosofia de Platão ao cristianismo, como dita a alternativa C.

respondido por: JoaoVictorRezende10
1

Resposta:

c

Explicação:

Perguntas similares