Respostas
Resposta:
Conceito de Mol
A palavra mol deriva de moles, em latim, que significa um montão, um amontoado ou uma pilha.
É um termo muito importante na química, uma vez que na indústria, por exemplo, não se trabalha com poucas moléculas e sim com grandes quantidades de substâncias.
Origem
É um termo que provém do latim mole, que significa quantidade, e foi proposto pela primeira vez em 1896 pelo químico Wilhem Ostwald.
Quando se usa o termo mol está se referindo a um amontoado de partículas que correspondem à 6,02 x 1023. Desse modo, se falarmos em 1 mol de moléculas de nitrogênio, teremos 6,02 x 1023 moléculas de nitrogênio.
Esse valor é referente à Constante de Avogadro, princípio segundo o qual: "volumes iguais de dois gases quaisquer nas mesmas condições de pressão e temperatura contêm o mesmo número de mols de moléculas de gás."
Evolução desse conceito
O termo foi introduzido para indicar uma grande massa macroscópica, contrariando assim a palavra "molecular" (palavra também derivada de moles, pela adição do sufixo "-cula", significando "pequeno" ou "diminuto"). Esse uso particular do termo molar foi se tornando comum na literatura física por volta do ano de 1940.
Utilizações gerais da unidade mol
O termo mol pode ser utilizado para qualquer matéria ou componente dela, mas é mais comumente utilizado no estudo de quantidades relacionadas com átomos, moléculas e componentes atômicos.
Espero ter ajudado!