• Matéria: Sociologia
  • Autor: vinsaneaug
  • Perguntado 6 anos atrás

O antropólogo tornou-se tão familiarizado com a diversidade de modos com que diferentes povos reagem diante de situações similares, que ele não consegue se surpreender com os costumes mais exóticos possíveis. Com efeito, se quaisquer entre todas as combinações logicamente possíveis de comportamento não tiverem sido encontradas em alguma parte do mundo, ele tem o direito de suspeitar que elas devem estar presentes em alguma tribo ainda não estudada. [...] Neste sentido, as crenças e práticas mágicas dos Sonacirema apresentam aspectos tão pouco usuais que nos parece importante descrevê-los como exemplo dos extremos a que o comportamento humano pode chegar. [...] A cultura Sonacirema se caracteriza por uma economia de mercado altamente desenvolvida, que se beneficiou de um habitat cultural muito rico. Embora a maior parte do tempo das pessoas, nesta sociedade, seja devotada à ocupação econômica, uma grande porção de frutos destes trabalhos e uma considerável parte do dia são despendidas em atividades rituais. O foco destas atividades é o corpo humano, cuja aparência e saúde constituem a preocupação dominante de ethos deste povo. [...]A crença fundamental subjacente a todo o sistema parece ser a de que o corpo humano é feio, e que sua tendência natural é a debilidade e a doença. Encarcerado em tal corpo, a única esperança do homem é evitar estas características, através do uso de poderosas influências do ritual e de cerimônia.[...] OsSonacirema têm um horror pela boca e uma fascinação por ela que chega às raias da patologia. Acredita-se que a condição da boca possui uma influência sobrenatural nas relações sociais. Não fosse pelos rituais da boca, os Sonacirema acham que seus dentes cairiam, suas gengivas sangrariam, suas mandíbulas encolheriam, seus amigos os abandonariam, seus amantes os rejeitariam. Eles também acreditam na existência de uma forte relação entre características orais e morais. Assim, por exemplo, existe uma ablução ritual da boca das crianças que se considera como forma de desenvolver sua fibra moral.
MINNER, Horace. O Ritual do Corpo entre os Sonacirema.Disponível em: . Acesso em: 27 nov. 2015.


Esse texto apresenta uma sátira à sociedade americana (sonacirema = americanos) e ao ethos desse povo centrado numa preocupação incessante com o corpo e a aparência. A partir da leitura desse texto e dos conhecimentos adquiridos em seus estudos, relacione tal sátira à noção de etnocentrismo.

Respostas

respondido por: Matheusieti
1

O conceito de etnocentrismo, surge como a valorização de uma cultura acima de outras, ou seja, quando os indivíduos de determinado grupo afirmam serem melhores que outros por algum aspecto, podendo ser socialmente, ou etnicamente.

A partir da etnologia que nota-se pelo estudo dos fatos e documentos analisados pela etnografia, ou seja, ela utiliza a antropologia cultural e social para uma comparação entre as diferentes culturas e seus grupos, afim de sobrepor uma cultura a outra.

A afirmação da cultura Europeia se afirmar maior que as culturas de matrizes africanas, partiu do choque entre as culturas individuais e coletivas desses povos, assim como os crimes de preconceito ao redor do mundo e a abominação a população indígena por serem julgadas como primitivas também são um bom exemplo deste entendimento

Perguntas similares