Observe ao lado a etiqueta de um chuveiro elétrico e responda aos itens:
a) Quais são as especificações apresentadas nessa etiqueta?
b) O que é potência nominal e potência econômica?
c) O que é eficiência energética?
d) Observe o gráfico ao lado com os valores de consumo mensal máximo em kWh e o tempo de um banho diário. O que se pode concluir em relação ao consumo de energia e o tempo do banho?
Respostas
Vamos responder cada uma das alternativas com base nas especificações fornecidas do chuveiro elétrico.
a) Na etiqueta temos as seguintes especificações:
- Tensão nominal em que o chuveiro trabalha = V = 220 V
- Potência máxima consumida = Pmax = 7500 W
- Potência em modo de economia = Peco = 2900 W
- Eficiência Energética = Ef = 95 % = 0,95
- Média mínima e máxima de consumo mensal (em kWh) = Mmin e Mmax = 13,5 kWh/mês e 34,9 kWh/mês
b) Potência nominal é a potência para o qual o chuveiro foi projeto para consumir, normalmente. Já a potência econômica é a potência do chuveiro quando utilizado em modo de economia de energia.
c) É quanto da energia elétrica consumida pelo chuveiro é realmente convertida em calor (água quente).
d) Quanto maior o tempo de banho maior o consumo mensal do chuveiro.
Você pode aprender mais sobre Energia Elétrica aqui: https://brainly.com.br/tarefa/17904866
Respondendo as questões sobre eficiência energética e potência de um chuveiro, temos:
a) Quais são as especificações apresentadas nessa etiqueta?
São apresentadas diversas informações a respeito do aparelho elétrico. São elas:
- Tensão nominal: tensão para qual o aparelho é projetado para trabalhar, ou seja, o aparelho é 220V;
- Potência máxima - potência máxima que o aparelho consegue entregar para aquecer a temperatura da água - posição do chuveiro em inverno - 7500W;
- Potência econômica - potência de menor gasto energético que ainda permite um aquecimento da água para banho - posição verão - 2900W;
- Eficiência energética: conceito descrito logo abaixo;
- Classe de potência: classe criada pelo procel para que o consumidor possa ter um parâmetro dos aparelhos mais econômicos, que consomem menos energia elétrica;
- Consumo em (kWh) - consumo do aparelho na conta de energia elétrica, ou seja, quanto ele gastará de energia nas condições dadas;
- Elevação de temperatura a uma determinada vazão: lembrando que quanto mais água há vazando e quanto mais fria, maior deve ser a potência dissipada no chuveiro para se chegar na temperatura desejada de banho.
b) O que é potência nominal e potência econômica?
Potência nominal é a potência de trabalho do aparelho, a potência que o mesmo dissipa quando está trabalhando na tensão adequada para qual o mesmo foi projetado.
No caso, a potência desse chuveiro é diretamente proporcional à tensão que é submetido, quanto maior a tensão maior a potência para aquecimento de água.
Esse chuveiro é feito para operar na tensão de 220V, com a potência máxima ou nominal de 7500W, mas esse gasto de energia para uma residência é muito significativo.
Sendo assim, os fabricantes de chuveiro disponibilizam no aparelho uma "regulagem" que permite que se gaste menos energia, ou que faz com que menos potência seja dissipada para aquecer a água, no caso um valor de 2900W. Essas são as regulagens de verão - menor potência e inverno - potência máxima.
c) O que é eficiência energética?
Eficiência energética é a relação entre a energia consumida pelo aparelho e a energia que é efetivamente aproveitada pelo aparelho para a realização da tarefa que o aparelho se propõe, no caso, o aquecimento de água para banho, pois é um chuveiro.
A eficiência energética é medida em porcentagem, em que 0% é o aparelho menos eficiente, e 100% seria um aparelho ideal, que transforma toda a energia recebida em trabalho efetivo.
Para o caso desse chuveiro que estamos estudando, a eficiência energética ultrapassa o valor de 95%, ou seja, é um aparelho muito eficiente, pois a resistência elétrica converte quase cem por cento da energia em calor para aquecer a água.
d) Observe o gráfico ao lado com os valores de consumo mensal máximo em kWh e o tempo de um banho diário. O que se pode concluir em relação ao consumo de energia e o tempo do banho?
Podemos dizer que quanto maior o tempo de banho, maior o consumo de energia.
Lembrando que energia é um recurso que depende de vários fatores, entre eles, no Brasil, a presença de chuvas para repor os reservatórios das usinas hidroelétricas - que são maioria na nossa matriz energética. Além disso, é preciso monitorar nosso consumo de energia para que caiba dentro do orçamento doméstico.
Sendo assim, é preciso ficar atento ao quanto tempo estamos usando de chuveiro, pois é um recurso que tem um custo, tanto para o consumidor, quanto para ser produzido, como para o meio ambiente.
Veja mais sobre potência elétrica nos seguintes exercícios:
https://brainly.com.br/tarefa/44642994
https://brainly.com.br/tarefa/47254035
https://brainly.com.br/tarefa/47133742
https://brainly.com.br/tarefa/47156851